Você me dá a sua palavra?: um livro infinito
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v31i61.44127Palavras-chave:
Elida Tessler, Linguagem, Artes, PalavraResumo
Neste artigo, buscamos criar um diálogo com a obra Você me dá a sua palavra?, da artista visual Elida Tessler, e refletir acerca da literatura para além de suas formas tradicionais. Nessa obra, Tessler pede a palavra do outro, solicitando que seja grafada em prendedores de roupa. De 2004 até agora, já somam mais de seis mil palavras, em diferentes línguas. Com esse gesto, a artista desloca a palavra e o objeto de seus usos habituais, compondo um livro infinito, sempre por vir, em consonância com o pensamento de Maurice Blanchot. Ao longo do artigo, convocamos para o diálogo outros pensadores e artistas, como Virginia Woolf, Joan Brossa, Jean-Luc Nancy e Jorge Luis Borges.
Downloads
Referências
BORGES, Jorge Luis. O Livro. In: Borges oral & sete noites. São Paulo: Cia das Letras, 2011. Trad. Heloísa Jahn.
BROSSA, Joan. Sumário astral e outros poemas. São Palo: Amauta Editorial, 2006. Trad. Ronald Poliro.
CALVINO, Ítalo. Coleção de areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.
CAMPOS, Augusto de. Linguaviagem. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.
FENATI, Maria Carolina. O jogo do dicionário. In: Revista Gratuita, v.2, Belo Horizonte: Editora Chão da Feira, 2015, p.106-113.
HERNANDEZ, Ariane. Esperança catavento. In: Folder de divulgação da exposição Você me dá a sua palavra?. Rio Grande do Sul: Pelotas, Galeria do Centro de Artes da UFPEL, 2011.
NANCY, Jean-Luc. Corpus. Lisboa: Ed. Vega, 2000. Trad. de Tomás Maia.
TESSLER, Elida. Você me dá a sua palavra? Do silêncio ao murmúrio utópico do artista. 10th International Conference of the Utopian Studies Society/Europe: Far Other worlds and other seas, Universidade do Porto, Portugal, jul/2009.
______________ Faço minhas as suas palavras: da apropriação à invenção de novos sentidos para a crítica na/da arte. In: Revista Poiésis, n.18, p.09-14, dez/2011.
______________ AMOR:AMOR. Porto Alegre: Azulejo Arte Impressa, 2017.
VALENTE, José Angel. A memória do fogo. In: Revista Gratuita, v.2, da editoria Chão da Feira, 2015, p.82-85. Trad. Gustavo Rubim como A memória do fogo, para a revista Gratuita,
WOOLF, Virginia. Craftsmanship – um passeio à volta das palavras. In: Cadernos de Leituras, n.34. Belo Horizonte: Chão da Feira. Trad. Cátia Sá.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.