CORREFERÊNCIA ANAFÓRICA E INTERPRETAÇÃO DE QUANTIFICADORES UNIVERSAIS

Autores

  • Mercedes Marcilese UFJF
  • Erica dos Santos Rodrigues PUC-Rio

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a9

Palavras-chave:

correferência anafórica, quantificadores universais, interpretações coletivas/distributivas

Resumo

O presente artigo explora os processos envolvidos na retomada anafórica de uma representação conceitual (coletiva ou distributiva), resultado de uma operação de quantificação que envolve o mapeamento de dois conjuntos e as relações estabelecidas entre eles. Com base no mecanismo de retomada, é investigada a interpretação preferencial associada aos quantificadores universais todo(s) e cada no PB. O custo de retomada do pronome anafórico se mostrou diferenciado para cada um dos itens pesquisados. Os resultados experimentais vão de encontro aos estudos prévios e sugerem que, enquanto expressões quantificadas com todos e cada remetem a interpretações coletivas e distributivas, respectivamente, o quantificador todo apresenta um padrão menos definido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mercedes Marcilese, UFJF

É professora adjunta da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora, atuando na graduação e na Pós-Graduação em Linguística. Possui Mestrado e Doutorado em Letras pela PUC-Rio, na área de Estudos da Linguagem, e Graduação em Letras pela Universidad Nacional del Litoral, Santa Fe - Argentina. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Psicolinguística e Aquisição da Linguagem. É membro do Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística (NEALP) da UFJF.

Erica dos Santos Rodrigues, PUC-Rio

É professora adjunta do Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atuando na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem. Graduou-se em Letras Português-Literaturas de Língua Portuguesa e Licenciatura Plena (Português-Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e possui Mestrado e Doutorado em Letras pela PUC-Rio. Atua na área de Psicolinguística, e na interface desta com a área de Linguística Teórica. Suas pesquisas focalizam, em especial, processamento de sentenças na produção e compreensão de enunciados linguísticos.

Downloads

Publicado

2014-12-30

Como Citar

MARCILESE, M.; RODRIGUES, E. DOS S. CORREFERÊNCIA ANAFÓRICA E INTERPRETAÇÃO DE QUANTIFICADORES UNIVERSAIS. Cadernos de Letras da UFF, v. 24, n. 49, 30 dez. 2014.