CORREFERÊNCIA ANAFÓRICA E INTERPRETAÇÃO DE QUANTIFICADORES UNIVERSAIS
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2014n49a9Palavras-chave:
correferência anafórica, quantificadores universais, interpretações coletivas/distributivasResumo
O presente artigo explora os processos envolvidos na retomada anafórica de uma representação conceitual (coletiva ou distributiva), resultado de uma operação de quantificação que envolve o mapeamento de dois conjuntos e as relações estabelecidas entre eles. Com base no mecanismo de retomada, é investigada a interpretação preferencial associada aos quantificadores universais todo(s) e cada no PB. O custo de retomada do pronome anafórico se mostrou diferenciado para cada um dos itens pesquisados. Os resultados experimentais vão de encontro aos estudos prévios e sugerem que, enquanto expressões quantificadas com todos e cada remetem a interpretações coletivas e distributivas, respectivamente, o quantificador todo apresenta um padrão menos definido.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.