Pluralidade linguística e políticas linguístico-educacionais no Brasil: rumo à gestão do multilinguismo
TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47131Resumo
Este artigo tematiza a pluralidade linguística e as políticas linguístico-educacionais no Brasil e discute a gestão do multilinguismo na educação. O texto, cujo objetivo é estabelecer interlocuções quanto aos fatores que incidem na gestão do multilinguismo visando à promoção da pluralidade das línguas no País, parte do pressuposto de que o multilinguismo e as línguas são objeto de gestão nas qual incidem relações de poder e ações de múltiplos agentes. Apresentamos, inicialmente, o quadro teórico em que se sustentam as discussões: políticas linguísticas, políticas linguístico-educacionais, gestão de línguas e do multilinguismo na escola. Na sequência, discutimos sobre os desafios e potencialidades que se constituem como eixo dos debates em torno da promoção de políticas linguísticas para o multilinguismo, no Brasil. Por fim, apresentamos experiências e ações que desafiam o enquadre político-linguístico monolíngue que por longo tempo se construiu no país e, também, encaminhamentos para a continuidade das discussões e reflexões sobre a temática aqui apresentada.
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