Pluralidade linguística e políticas linguístico-educacionais no Brasil: rumo à gestão do multilinguismo

TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT

Autores

  • Isis Ribeiro Berger Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47131

Resumo

Este artigo tematiza a pluralidade linguística e as políticas linguístico-educacionais no Brasil e discute a gestão do multilinguismo na educação. O texto, cujo objetivo é estabelecer interlocuções quanto aos fatores que incidem na gestão do multilinguismo visando à promoção da pluralidade das línguas no País, parte do pressuposto de que o multilinguismo e as línguas são objeto de gestão nas qual incidem relações de poder e ações de múltiplos agentes. Apresentamos, inicialmente, o quadro teórico em que se sustentam as discussões: políticas linguísticas, políticas linguístico-educacionais, gestão de línguas e do multilinguismo na escola. Na sequência, discutimos sobre os desafios e potencialidades que se constituem como eixo dos debates em torno da promoção de políticas linguísticas para o multilinguismo, no Brasil. Por fim, apresentamos experiências e ações que desafiam o enquadre político-linguístico monolíngue que por longo tempo se construiu no país e, também, encaminhamentos para a continuidade das discussões e reflexões sobre a temática aqui apresentada.

Downloads

Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras. Doutora em Linguística pela UFSC. Mestre em Letras pela UNIOESTE. Bacharel e Licenciada em Letras Português-Ingles pela UFRJ. Membro da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o multilinguismo.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

RIBEIRO BERGER, I. Pluralidade linguística e políticas linguístico-educacionais no Brasil: rumo à gestão do multilinguismo: TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT. Cadernos de Letras da UFF, v. 32, n. 62, p. 119-142, 30 jul. 2021.