Pluralidade linguística e políticas linguístico-educacionais no Brasil: rumo à gestão do multilinguismo

TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT

Autores

  • Isis Ribeiro Berger Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47131

Resumo

Este artigo tematiza a pluralidade linguística e as políticas linguístico-educacionais no Brasil e discute a gestão do multilinguismo na educação. O texto, cujo objetivo é estabelecer interlocuções quanto aos fatores que incidem na gestão do multilinguismo visando à promoção da pluralidade das línguas no País, parte do pressuposto de que o multilinguismo e as línguas são objeto de gestão nas qual incidem relações de poder e ações de múltiplos agentes. Apresentamos, inicialmente, o quadro teórico em que se sustentam as discussões: políticas linguísticas, políticas linguístico-educacionais, gestão de línguas e do multilinguismo na escola. Na sequência, discutimos sobre os desafios e potencialidades que se constituem como eixo dos debates em torno da promoção de políticas linguísticas para o multilinguismo, no Brasil. Por fim, apresentamos experiências e ações que desafiam o enquadre político-linguístico monolíngue que por longo tempo se construiu no país e, também, encaminhamentos para a continuidade das discussões e reflexões sobre a temática aqui apresentada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Professora Adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Docente do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras. Doutora em Linguística pela UFSC. Mestre em Letras pela UNIOESTE. Bacharel e Licenciada em Letras Português-Ingles pela UFRJ. Membro da Cátedra UNESCO em Políticas Linguísticas para o multilinguismo.

Downloads

Publicado

2021-07-30

Como Citar

RIBEIRO BERGER, I. Pluralidade linguística e políticas linguístico-educacionais no Brasil: rumo à gestão do multilinguismo: TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT. Cadernos de Letras da UFF, v. 32, n. 62, p. 119-142, 30 jul. 2021.