v. 32 n. 62 (2021): Multilinguismo, Discurso e Direitos Linguísticos

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A partir de uma perspectiva multi e transdisciplinar, o número 62 do Caderno de Letras tem por objetivo articular as reflexões produzidas no campo dos estudos da linguagem que se pautam nos direitos linguísticos e contribuem para o combate à desigualdade social na atualidade, considerando os estreitos laços entre linguagem, política e sociedade. Nortearemos essa edição nas propostas de análise teórica e crítica, bem como nos estudos aplicados que abordam questões relacionadas às línguas em diferentes situações sociopolíticas e históricas: estratégias de padronização; políticas de letramento intercultural e de espaços para as diversas línguas, políticas linguísti cas para a internacionalização acadêmica e os desafios da sociedade do conhecimento.

Publicado: 2021-07-30

Edição completa

Apresentação

  • Multilinguismo, discurso e direitos linguísticos

    Telma Cristina Pereira, Mônica Savedra
    8-12
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.50917

Entrevista

  • Glotofobia, fenômeno de estigmatização social: entrevista com Philippe Blanchet

    Shirlei Baptistone
    13-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47443

Dossiê

  • O monolinguismo nacionalista do Estado Novo nas páginas da Revista de Imigração e Colonização

    Pedrina Barros de Castro
    23-44
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.44611
  • Multilinguismo e direitos linguísticos: a cooficialização e a patrimonialização como formas de reconhecimento de línguas minorizadas

    Marina Souza
    45-79
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.49004
  • Direitos linguísticos e a promoção da diversidade linguística no Brasil

    Maria Clara Castellain Mayworm
    80-100
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47291
  • Diversidade linguística e direitos linguísticos no contexto de refúgio do Rio de Janeiro

    Ana Cristina Balestro
    101-118
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47395
  • Pluralidade linguística e políticas linguístico-educacionais no Brasil: rumo à gestão do multilinguismo TOWARDS MULTILINGUALISM MANAGEMENT

    Isis Ribeiro Berger
    119-142
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47131
  • Colégio Pedro II: democracia no ensino de línguas estrangeiras

    Maria Gabriela Braga da Silva
    143-162
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47378
  • Débats autour de la norme et de la qualité de la langue en milieu minoritaire: l’exemple de l’Acadie du Nouveau-Brunswick

    Laurence Arrighi, Émilie Urbain
    163-190
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48776
  • The standardization process of Louisiana French: issues and outcomes

    Nina Rioult
    191-213
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47013
  • As reduções e as línguas: apontamentos sobre a formação do guarani-paraguaio NOTES ON THE FORMATION OF PARAGUAYAN GUARANI

    Joyce Palha Colaça
    214-236
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47428
  • Inventário das palavras de origem portuguesa no malaio/indonésio

    Ebal Bolácio
    237-270
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48994
  • Trilhando caminhos de inovação e solidariedade: a vida e obra de Jan Blommaert

    Joel Windle, Daniel N. Silva
    271-281
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48721

Tradução

  • Descolonialidade e linguagem na educação: transgredindo os limites da língua na África do Sul

    Anderson Lucas Macedo, Gabriela Freire; Carolyn McKinney
    282-313
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.47409

Varia

  • Polidez, expressão de postura e a comunicação fática: uma análise de interações em um fórum virtual

    Ana Larissa Oliveira, João Pedro Marques
    314-333
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.49226
  • Epistemologia da errância: a sedentarização da significação na linguagem científica

    João Flávio de Almeida
    334-355
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i62.48672