Estudos Clássicos no Brasil

Um presente do passado?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.48189

Resumo

Proponho aqui uma reflexão em quatro tempos acerca da disciplina moderna dos Estudos Clássicos, levando em conta sua história geral e, em seguida, sua formação específica no Brasil. Para isso, situo rapidamente um discurso que tem se tornado comum sobre a crise dessa área, referenciando alguns estudos sobre o tema, para em seguida delinear — à luz de minha própria formação e experiência como classicista no Brasil — certos aspectos de sua história disciplinar recente (desde o final do século XVIII), com ênfase em seu estabelecimento na universidade brasileira a partir de meados do século XX. Encerro a proposta com algumas considerações de viés prático em torno aos vários sentidos da pergunta que vem sugerida pelo subtítulo deste artigo: Estudos Clássicos no Brasil, um presente do passado?

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Biografia do Autor

Rafael Guimarães Tavares da Silva, POSLIT/FALE/UFMG

Estudante de Língua e Literatura Clássicas (Grego Antigo), doutorando no POS-LIT da UFMG, com interesses que vão da Filosofia e da História (Antigas e Contemporâneas) à Teoria da Literatura, além de teoria e prática da Tradução e da Educação. Elaborou uma monografia sobre Uma poética de Platão, uma dissertação chamada Arqueologias do drama: uma arqueologia dramática, e atualmente desenvolve sua tese Os Estudos Clássicos na Universidade Contemporânea. Atua como co-organizador do Seminário de Estudos Clássicos e Medievais, ligado ao NEAM, em cooperação com os profs. Teodoro Rennó Assunção (2017/01) e Olimar Flores-Júnior (2017/02; 2018/01; 2018/02), ambos da FALE-UFMG. Atua, desde 2016, no Apoio Pedagógico da FALE-UFMG, com as seguintes disciplinas: Linguística Comparada (2016/01); Literatura Comparada (2016/02; 2017/01; 2017/02); Introdução aos Estudos Literários e Teorias da Narrativa (2018/01; 2018/02). Número ORCID: 0000-0002-8985-8315.

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Publicado

2023-09-09

Como Citar

SILVA, R. G. T. DA. Estudos Clássicos no Brasil: Um presente do passado?. Cadernos de Letras da UFF, v. 34, n. 66, 9 set. 2023.