A fluidez do bem e do mal: a família tradicional carioca em A vida invisível de Eurídice Gusmão

Autores

  • Vanessa Leal Nunes Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i63.51140

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o texto literário A Vida Invisível de Eurídice Gusmão, escrito por Martha Batalha em 2016, sob algumas das formações discursivas da classe burguesa que definem o que seriam comportamentos adequados e bons para a atuação da mulher na sociedade. Comportamentos desviantes da norma seriam vistos como reprováveis, suspeitos, e ameaçadores à ordem social e podem ser analisados através das personagens Guida, Maria Rita e Filomena em oposição ao personagem de Eurídice, que tenta frequentemente encaixar-se no padrão. O romance oferece o panorama histórico da década de 40 no Rio de Janeiro; período essencial de transição política e trabalhista na história do Brasil. Para sua análise, foram utilizados outros livros e artigos teóricos como os trabalhos de Foucault, acerca da punição, e de José Luís Fiorin, acerca dos discursos e ideologias, para que se entendesse como o ser humano processa a influência dos discursos hegemônicos e de que forma eles se espelham na vida das pessoas que não pertencem à classe dominante, refletindo seus avessos. Como resultado, é possível perceber as linhas tênues entre o bem e o mal nos valores e comportamentos rejeitados da relação entre o desejo da classe dominante para que se perpetue o modelo econômico vigente, e as diversas estratégias utilizadas para a dominação do sexo feminino, que tem sua culminância nas violências física e psicológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa Leal Nunes Vieira, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Bacharel em Letras Inglês/Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Pós-graduada pela Universidade Estácio de Sá no curso Lato Sensu de Leitura e Produção Textual e aluna do curso de mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) na subárea de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura.

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

LEAL NUNES VIEIRA, V. A fluidez do bem e do mal: a família tradicional carioca em A vida invisível de Eurídice Gusmão. Cadernos de Letras da UFF, v. 32, n. 63, p. 165-186, 16 dez. 2021.