O efeito 2666 e o modelo fractal
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v32i63.51391Resumo
Este artigo parte de um exame da repercussão, do sucesso e das circunstâncias especiais da escrita e publicação internacional do romance para especificar o que está sendo chamado de efeito 2666. Procede-se assim para focalizar a análise dos paratextos e incipit (parágrafos iniciais) das diferentes partes de 2666 no horizonte do fractal e da fractalidade segundo Benoit Mandelbrot e Wolfgang Welsch e das temáticas da busca, da representação do horror sem mediações e da autoria. Com esta última toca-se a tentativa de superação dos limites do romance como gênero em 2666, relacionada com a questão da Global Novel. Palavras-chave: Roberto Bolaño. 2666. Fractal-fractalidade. Autoria. Global Novel.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.