O emprego das estratégias de relativização no inglês acadêmico escrito em função da caracterização semântica do antecedente
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.52158Resumo
Analisa-se a alternância das estratégias de relativização em uma amostra de textos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento escritos por homens e mulheres falantes nativos de língua inglesa. A análise variacionista de base quantitativa revelou uma estreita correlação entre a estratégia de relativização empregada e o valor semântico do termo ao qual a oração relativa se liga, o que foi explicado com base na teoria semântica do Princípio da Hierarquia Temática, em face de sua contraparte sintática: a Hierarquia da Acessibilidade. No plano extralinguístico, observou-se também uma correlação entre a escolha da estratégia de relativização com a área do conhecimento e o sexo do autor do texto. Buscou-se, por fim, apontar caminhos para a aplicação desses achados ao ensino de inglês com propósitos específicos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.