O emprego das estratégias de relativização no inglês acadêmico escrito em função da caracterização semântica do antecedente

Autores

  • Dante Lucchesi UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Fabrícia Eugênia Gomes de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.52158

Resumo

Analisa-se a alternância das estratégias de relativização em uma amostra de textos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento escritos por homens e mulheres falantes nativos de língua inglesa. A análise variacionista de base quantitativa revelou uma estreita correlação entre a estratégia de relativização empregada e o valor semântico do termo ao qual a oração relativa se liga, o que foi explicado com base na teoria semântica do Princípio da Hierarquia Temática, em face de sua contraparte sintática: a Hierarquia da Acessibilidade. No plano extralinguístico, observou-se também uma correlação entre a escolha da estratégia de relativização com a área do conhecimento e o sexo do autor do texto. Buscou-se, por fim, apontar caminhos para a aplicação desses achados ao ensino de inglês com propósitos específicos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Dante Lucchesi, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
    Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C do CNPq, sendo membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, desde outubro de 2016. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (www.vertentes.ufba.br), que se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio-histórica, considerando particularmente o contato entre línguas. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015) Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. 

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

O emprego das estratégias de relativização no inglês acadêmico escrito em função da caracterização semântica do antecedente. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 33, n. 64, 2022. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v33i64.52158. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/52158. Acesso em: 5 dez. 2025.