O emprego das estratégias de relativização no inglês acadêmico escrito em função da caracterização semântica do antecedente

Autores

  • Dante Lucchesi UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Fabrícia Eugênia Gomes de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.52158

Resumo

Analisa-se a alternância das estratégias de relativização em uma amostra de textos acadêmicos de diferentes áreas do conhecimento escritos por homens e mulheres falantes nativos de língua inglesa. A análise variacionista de base quantitativa revelou uma estreita correlação entre a estratégia de relativização empregada e o valor semântico do termo ao qual a oração relativa se liga, o que foi explicado com base na teoria semântica do Princípio da Hierarquia Temática, em face de sua contraparte sintática: a Hierarquia da Acessibilidade. No plano extralinguístico, observou-se também uma correlação entre a escolha da estratégia de relativização com a área do conhecimento e o sexo do autor do texto. Buscou-se, por fim, apontar caminhos para a aplicação desses achados ao ensino de inglês com propósitos específicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dante Lucchesi, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Professor Titular de Língua Portuguesa da Universidade Federal Fluminense, pesquisador 1C do CNPq, sendo membro do Comitê Assessor de Letras e Linguística desse órgão, desde outubro de 2016. Graduou-se em Letras Vernáculas pela Universidade Federal da Bahia, em 1986; concluiu o Mestrado em Linguística Portuguesa Histórica pela Universidade de Lisboa, em 1993; e doutorou-se em Linguística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, em 2000. Coordena o Projeto Vertentes do Português Popular do Estado da Bahia (www.vertentes.ufba.br), que se dedica ao estudo da realidade sociolinguística do Brasil e de sua formação sócio-histórica, considerando particularmente o contato entre línguas. É autor dos livros Língua e Sociedade Partidas (Contexto, 2015) Sistema, Mudança e Linguagem (Parábola, 2004) e organizador e autor do livro O Português Afro-Brasileiro (EDUFBA, 2009). Recebeu o Prêmio Jabuti (2º Lugar), no ano de 2016, na Categoria Teoria/Crítica Literária, Dicionários e Gramáticas, por seu livro Língua e Sociedade Partidas. 

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

LUCCHESI, D.; GOMES DE ANDRADE, F. E. . O emprego das estratégias de relativização no inglês acadêmico escrito em função da caracterização semântica do antecedente. Cadernos de Letras da UFF, v. 33, n. 64, 9 ago. 2022.