Sintagmas indefinidos com função informacional de foco no português brasileiro:

uma investigação teórica das particularidades semânticas e pragmáticas

Autores

  • Fernanda Rosa da Silva Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.52403

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar os fenômenos semânticos e pragmáticos presentes em diálogos do português brasileiro, doravante PB. Mais especificamente, a pesquisa busca analisar diálogos que são compostos por perguntas do tipo sim/não, e respostas nas quais haja um sintagma nominal indefinido com função informacional de foco, tanto em sua posição canônica como deslocado. A pesquisa foi motivada a partir do apontamento em XXXX (2017), de que os sintagmas quantificacionais indefinidos com função de foco podem desencadear inferências distintas, a depender de diversos fatores como: estrutura sintática (canônica ou deslocada), semântica da pergunta, contexto de uso. A pesquisa buscou, a partir da criação de diálogos do PB, apresentar uma proposta lógico-formal para a explicação de maior ou menor aceitabilidade de respostas com sintagma indefinido em função de foco. A partir dos dados, pode-se concluir que o tipo de pergunta e o conjunto inserido por esta influenciam na aceitabilidade da resposta. Ainda, critérios semânticos como de congruência entre pergunta e resposta são necessários para a aceitabilidade de sentenças com foco indefinido, mas não suficientes. Além da congruência, são necessárias estratégias pragmáticas para que respostas com sintagmas indefinidos em função de foco, tanto em sua posição canônica, quanto deslocado, sejam adequadas para determinada pergunta dada no contexto. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Rosa da Silva, Universidade Federal Fluminense (UFF)

Possui mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2012) e doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (2017). Possui graduação em Licenciatura em Letras (Português / Inglês) pelo Centro Universitário Fundação Santo André (2004), Atualmente é pós-doutoranda na Universidade Federal Fluminense.Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística Teórica e Psicolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: foco / tópico, estrutura informacional, semântica formal, implicaturas conversacionais e pragmática formal. 

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

ROSA DA SILVA, F. Sintagmas indefinidos com função informacional de foco no português brasileiro: : uma investigação teórica das particularidades semânticas e pragmáticas. Cadernos de Letras da UFF, v. 33, n. 64, 9 ago. 2022.