Comentários interativos como potencializadores do processo de (re)escrita de estudantes do Ensino Superior na modalidade semipresencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i65.52519

Resumo

Em muitos contextos de ensino, propostas de produção textual não recebem a devida atenção: o objetivo da escrita restringe-se à avaliação e, por vezes, os estudantes acabam não tendo uma ideia clara do que está sendo avaliado. O presente artigo busca relatar uma experiência investigativa desenvolvida em um componente curricular institucional, semipresencial, de uma Universidade do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos na produção textual a distância, a partir da interação entre estudantes, por meio de comentários interativos, como também analisar as percepções desses alunos durante o processo de (re)escrita em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A metodologia se concretizou a partir da análise de excertos de duas produções textuais dos estudantes, dos comentários realizados por seus colegas de turma a fim de lapidar seus textos e da reescrita desses textos. Além disso, foi desenvolvido um questionário com questões acerca das percepções dos alunos sobre o processo de (re)escrita. A partir da análise de excertos dos textos em suas versões iniciais, dos comentários interativos, das reescritas dos textos após a interação entre os estudantes e das percepções dos estudantes acerca desse processo, percebe-se que o uso de comentários interativos, em ambientes virtuais de aprendizagem, pode potencializar a produção textual de graduandos em modalidade semipresencial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Comentários interativos como potencializadores do processo de (re)escrita de estudantes do Ensino Superior na modalidade semipresencial. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 33, n. 65, 2023. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v33i65.52519. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/52519. Acesso em: 5 dez. 2025.