Comentários interativos como potencializadores do processo de (re)escrita de estudantes do Ensino Superior na modalidade semipresencial
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i65.52519Resumo
Em muitos contextos de ensino, propostas de produção textual não recebem a devida atenção: o objetivo da escrita restringe-se à avaliação e, por vezes, os estudantes acabam não tendo uma ideia clara do que está sendo avaliado. O presente artigo busca relatar uma experiência investigativa desenvolvida em um componente curricular institucional, semipresencial, de uma Universidade do Rio Grande do Sul. A pesquisa teve como objetivo verificar os efeitos na produção textual a distância, a partir da interação entre estudantes, por meio de comentários interativos, como também analisar as percepções desses alunos durante o processo de (re)escrita em um Ambiente Virtual de Aprendizagem. A metodologia se concretizou a partir da análise de excertos de duas produções textuais dos estudantes, dos comentários realizados por seus colegas de turma a fim de lapidar seus textos e da reescrita desses textos. Além disso, foi desenvolvido um questionário com questões acerca das percepções dos alunos sobre o processo de (re)escrita. A partir da análise de excertos dos textos em suas versões iniciais, dos comentários interativos, das reescritas dos textos após a interação entre os estudantes e das percepções dos estudantes acerca desse processo, percebe-se que o uso de comentários interativos, em ambientes virtuais de aprendizagem, pode potencializar a produção textual de graduandos em modalidade semipresencial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.