Sentidos produzidos sobre Clarice Lispector em podcasts
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i67.55622Resumo
O objetivo deste estudo é conhecer os principais sentidos sobre Clarice Lispector produzidos em podcasts. Foram analisados quatro podcasts, totalizando 17 episódios produzidos no ano de 2020 em comemoração ao centenário de nascimento da autora. Os podcasts analisados representam a celebração de Clarice como figura da nossa literatura, definindo-a como figura excêntrica, genial, capaz de apresentar várias faces e de surpreender permanentemente os seus leitores. As análises de suas obras são apresentadas ancoradas na vida da autora, sem que um processo mais crítico em relação ao conceito de autoria seja compartilhado. Clarice é representada como uma autora ainda em movimento, o que vem sendo fomentado, por exemplo, pelo modo como Clarice tem circulado nas malhas do digital, o que põe em destaque fortemente os podcasts. O podcast torna-se, por excelência, um veículo capaz de evidenciar a escuta de Clarice, produzindo, ao mesmo tempo, leitores e ouvintes que promovem a circulação da autora e de seus escritos em um espaço que não é o livro tradicional, mas uma mídia na qual a palavra deve ser escutada, em um importante processo de percepção sensorial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.