Palatalização progressiva de /t/ e /d/ precedidas de fricativa palatalizada em Alagoas: mudança em progresso rumo à estabilização

CHANGE IN PROGRESS TOWARDS STABILIZATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.56705

Resumo

Este estudo investiga, a partir de pressupostos teórico-metodológicos da Sociolinguística Variacionista, o processo assimilatório variável de palatalização progressiva das oclusivas alveolares precedidas de fricativa alveolar palatalizada, como em formas linguísticas do tipo ‘gos[t]o’ ~ ‘gos[tʃ]o’ ou ‘des[d]e’ ~ ‘des[dʒ]e’, em Alagoas. O estudo analisa 5.142 ocorrências de dados de fala espontânea de 168 participantes distribuídos em 7 cidades de Alagoas/AL, estratificados entre idade, sexo/gênero e escolaridade. As variantes foram classificadas por análise espectrográfica a partir do programa computacional PRAAT. Os dados foram estatisticamente analisados no programa R, em sua plataforma de desenvolvimento integrado RStudio, a partir da realização do teste de razão de máximo verossimilhança (TRMV), do teste de Wald e do teste de correlação de coeficiente intraclasse (CCI) em um modelo multivariado de regressão logística multinível. Conclui-se que há mudança linguística em progresso em direção à palatalização e que o processo está relacionado a aspectos diatópicos, sendo mais produtivo na capital do estado e menos produtivo na região oeste. Nossa hipótese é a de que o processo se iniciou em Maceió, expandindo-se gradual e progressivamente para o interior; o processo tende à variação estável na Capital, diferentemente do que ainda se observa no interior do estado. Conclui-se ainda que o processo não é socialmente estigmatizado, visto que escolaridade e sexo/gênero não apresentam efeito significativo quando à escolha das variantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alan Jardel de Oliveira, Universidade Federal de Alagoas

Possui Doutorado em Linguística Teórica e Descritiva pela Universidade Federal de Minas Gerais (Variação e Mudança Linguística) , mestrado em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (Variação e Mudança Linguística) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (licenciatura em Língua Portuguesa). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Dialetologia, atuando principalmente nos seguintes temas: variação e mudança linguística, sociolinguística variacionista, fonética e fonologia e métodos quantitativos em linguística. Coordena o Projeto "Variação Linguística no Português Alagoano - PORTAL"

Downloads

Publicado

2023-09-09

Como Citar

ALMEIDA DE OLVIEIRA, A.; JARDEL DE OLIVEIRA, A. Palatalização progressiva de /t/ e /d/ precedidas de fricativa palatalizada em Alagoas: mudança em progresso rumo à estabilização: CHANGE IN PROGRESS TOWARDS STABILIZATION. Cadernos de Letras da UFF, v. 34, n. 66, 9 set. 2023.