A terra, o homem e a luta: elementos da paisagem construída por Euclides da Cunha n’Os Sertões
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i68.58292Resumo
O artigo investiga a paisagem do sertão euclidiano, na qual, de forma indissociável, encontram-se o espaço físico com suas características peculiares, o sertanejo e sua história de lutas para continuar existindo. A pesquisa revela que a imagem construída n’Os sertões para esse território e seus habitantes decorre do olhar do artista, da relação dialógica entre ele e a sociedade na qual se integrava e, ainda, que essa construção imagética foi veiculada pela literatura posterior ao texto euclidiano. O estudo destaca que a imagem constituída pela paisagem literária traz em si aspectos da subjetividade do autor e do contexto no qual é criada e pode conduzir o leitor a percebê-la de forma semelhante: com empatia, antipatia, preconceito, respeito ou desrespeito, contribuindo para a preservação ou a destruição de seus elementos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.