O dom do discurso: crime passional no século XIX e o clássico da literatura brasileira

Autores

  • Thaís Sant'Anna Marcondes Universidade Federal Fluminense
  • Rafael de Oliveira Bragança Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i68.61379

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o livro O dom do crime. Pretendemos identificar de que maneira Lucchesi se filia à tradição literária da narrativa criminal e a subverte, quebrando a estrutura proposta por Todorov (2013) e sugerindo uma interpretação surpreendente: seria Dom Casmurro uma reinvenção da história de um crime real? Para isso, recorremos ao conceito de narrador para Benjamin (2012), aos estudos de Silva (2019) sobre as ficções brasileiras que tomam o crime como elemento central, e às reflexões de Chalhoub (2003) sobre a leitura de Machado acerca da sociedade imperial brasileira.

Biografia do Autor

Rafael de Oliveira Bragança, Universidade Federal Fluminense

Mestre em História pela Universidade Federal Fluminense (2018), defendeu a dissertação "Um padre na monarquia sem rei: a trajetória de Diogo Antônio Feijó (1831-1835)". Obteve os titulos de Bacharel e Licenciado em História pela mesma universidade (2016). Atualmente desenvolve pesquisas sobre a Nova República.

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Publicado

2024-08-22

Como Citar

SANT’ANNA MARCONDES, T.; DE OLIVEIRA BRAGANÇA, R. . O dom do discurso: crime passional no século XIX e o clássico da literatura brasileira. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 68, 22 ago. 2024.