Uma proposta de aula com o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica da linguagem
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62059Palavras-chave:
Gênero discursivo, Notícia, Didatização, PropostaResumo
Este artigo tem como foco analisar o processo de didatização do gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica de linguagem. Procuramos discutir como seria uma proposta de aula envolvendo o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica de linguagem no ensino fundamental (anos finais). Para discorrer acerca do nosso problema no presente estudo, amparamo-nos em um quadro teórico que abrange pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin, 1992, 2011), numa interface com a vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo (Schneuwly; Dolz, 1999, 2004). O gênero notícia se revela como uma oportunidade para promover o diálogo entre os estudantes, permitindo que eles compreendam não apenas a estrutura e os elementos desse gênero, mas também sua função social e comunicativa. A sala de aula se torna um espaço propício para a reflexão sobre a construção discursiva das notícias, bem como para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e produção textual. Como resultado dessa análise criteriosa da proposta pedagógica no âmbito educacional, sabemos que poderá desencadear resultados significativos e ficará uma reflexão positiva que provavelmente possibilitará em uma melhor qualidade do ensino.
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