Uma proposta de aula com o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62059

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Notícia, Didatização, Proposta

Resumo

Este artigo tem como foco analisar o processo de didatização do gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica de linguagem. Procuramos discutir como seria uma proposta de aula envolvendo o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica de linguagem no ensino fundamental (anos finais). Para discorrer acerca do nosso problema no presente estudo, amparamo-nos em um quadro teórico que abrange pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin, 1992, 2011), numa interface com a vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo (Schneuwly; Dolz, 1999, 2004). O gênero notícia se revela como uma oportunidade para promover o diálogo entre os estudantes, permitindo que eles compreendam não apenas a estrutura e os elementos desse gênero, mas também sua função social e comunicativa. A sala de aula se torna um espaço propício para a reflexão sobre a construção discursiva das notícias, bem como para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e produção textual. Como resultado dessa análise criteriosa da proposta pedagógica no âmbito educacional, sabemos que poderá desencadear resultados significativos e ficará uma reflexão positiva que provavelmente possibilitará em uma melhor qualidade do ensino.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juciano Santos Soares da Silva

Professor da educação básica do estado de Pernambuco, Professor do ensino fundamental anos finais do município de agrestina-Pe, Mestrando do PROFLETRAS - Rede Nacional - Garanhuns

Isaac Costa

Professor do Programa de Mestrado em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS - UPE). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento, liderado pela Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira, e um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso Pecheutiana (GepAD/UPE), sob liderança da Dra. Dirce Jaeger. E-mail: isaac.itamar@upe.br

Emmanuella Farias de Almeida Barros

Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE) com período de Doutorado Sanduíche em Lyon (França) na Université Lumière Lyon 2. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e do Grupo de Estudos em Alfabetização, Práticas Docentes e Formação de Professores (GEALPRAFOR). E-mail: emmanuella.barros@upe.br

Geam Karlo-Gomes

Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Líder do ITESI/ CNPq  - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas . Coordenador do Lali & TIC - Laboratório de Linguagens Tecnologias, Imaginário e Imaginação Criativa (UPE).  

 

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

SILVA, E. J. DA; SANTOS SOARES DA SILVA, J.; COSTA, I.; FARIAS DE ALMEIDA BARROS, . E.; KARLO-GOMES, G. Uma proposta de aula com o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica da linguagem. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.