Uma proposta de aula com o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica da linguagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62059

Palavras-chave:

Gênero discursivo, Notícia, Didatização, Proposta

Resumo

Este artigo tem como foco analisar o processo de didatização do gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica de linguagem. Procuramos discutir como seria uma proposta de aula envolvendo o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica de linguagem no ensino fundamental (anos finais). Para discorrer acerca do nosso problema no presente estudo, amparamo-nos em um quadro teórico que abrange pressupostos da Teoria Dialógica da Linguagem (Bakhtin, 1992, 2011), numa interface com a vertente didática do Interacionismo Sociodiscursivo (Schneuwly; Dolz, 1999, 2004). O gênero notícia se revela como uma oportunidade para promover o diálogo entre os estudantes, permitindo que eles compreendam não apenas a estrutura e os elementos desse gênero, mas também sua função social e comunicativa. A sala de aula se torna um espaço propício para a reflexão sobre a construção discursiva das notícias, bem como para o desenvolvimento das habilidades de leitura crítica e produção textual. Como resultado dessa análise criteriosa da proposta pedagógica no âmbito educacional, sabemos que poderá desencadear resultados significativos e ficará uma reflexão positiva que provavelmente possibilitará em uma melhor qualidade do ensino.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Juciano Santos Soares da Silva

    Professor da educação básica do estado de Pernambuco, Professor do ensino fundamental anos finais do município de agrestina-Pe, Mestrando do PROFLETRAS - Rede Nacional - Garanhuns

  • Isaac Costa

    Professor do Programa de Mestrado em Letras da Universidade de Pernambuco (PROFLETRAS - UPE). Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É membro do Grupo de Pesquisa Oficinas de Análise do Discurso: conceitos em movimento, liderado pela Dra. Maria Cristina Leandro Ferreira, e um dos coordenadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Análise de Discurso Pecheutiana (GepAD/UPE), sob liderança da Dra. Dirce Jaeger. E-mail: isaac.itamar@upe.br

  • Emmanuella Farias de Almeida Barros

    Professora Adjunta na Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina. Professora Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (PPGE/UFPE) com período de Doutorado Sanduíche em Lyon (França) na Université Lumière Lyon 2. É membro do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL/UFPE) e do Grupo de Estudos em Alfabetização, Práticas Docentes e Formação de Professores (GEALPRAFOR). E-mail: emmanuella.barros@upe.br

  • Geam Karlo-Gomes

    Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - Rede Nacional (UPE - Campus Garanhuns). Líder do ITESI/ CNPq  - Grupo de Pesquisa Itinerários Interdisciplinares em Estudos Sobre o Imaginário, Linguagens e Culturas . Coordenador do Lali & TIC - Laboratório de Linguagens Tecnologias, Imaginário e Imaginação Criativa (UPE).  

     

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Uma proposta de aula com o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica da linguagem. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 35, n. 69, 2024. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v35i69.62059. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/62059. Acesso em: 5 dez. 2025.