Projeto gráfico e mediação editorial da narrativa juvenil contemporânea: o caso de "A história do vai e volta", de Tiago de Melo Andrade

Autores

Palavras-chave:

Mediação editorial, Narrativa juvenil contemporânea, Design de Leitura

Resumo

No artigo, investigam-se as propriedades gráfico-visuais tomadas como recursos expressivos na construção do objeto-livro destinado aos jovens leitores, por meio de uma pesquisa bibliográfica de abordagem qualitativa, que permite aproximar considerações teóricas da obra A história do vai e volta (2013), cujo texto verbal tem autoria de Tiago de Melo Andrade, as ilustrações de Adriana Alves e o projeto gráfico é da Estação Designer. O estudo concebe o design gráfico como recurso articulador dos elementos que compõem a linguagem visual da obra, porque é capaz de integrar texto verbal e ilustração por meio das suas soluções criativas, e utiliza considerações teóricas de Chartier (1996, 2002), Hendel (2022), Nikolajeva e Scott (2011), Linden (2011), Pinheiro (2018, 2019), Necyk (2007), Lacerda (2018), entre outras. Das diversas conclusões, ressalta-se que o enredo (narrativa verbal) orienta o design gráfico na busca da representação visual, isto é, o enredo sugere as ideias criativas que, ao mesmo tempo, acolhem o texto verbal no contexto visual da obra. Tal simbiose entre as linguagens que compõem o objeto-livro tem sua articulação favorecida, sobretudo, pelo projeto gráfico, que funciona como mediador de leitura e mediador editorial, porque contribui potencialmente para a interação entre a obra multimodal e o jovem leitor, premissa do Design de Leitura, bem como para a percepção da obra como objeto estético.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Tadeu Grazioli, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) Campus de Erechim.

Doutor em Letras (Área de concentração: Letras, Leitura e Produção Discursiva, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor) e mestre em Letras (Área de concentração: Estudos Literários, Linha de Pesquisa: Leitura e Formação do Leitor), pelo PPGL da UPF. Realiza estágio de pós-doutorado no PPGL da PUCRS. Professor do Departamento de Ciências Humanas da URI, campus de Erechim. Autor de Teatro  de se ler: o texto teatral e a formação do leitor (Ediupf, 2007, 2019). Organizador, entre outras, das obras: Teatro infantil: história, leitura e propostas (Positivo, 2015), Prêmio de Melhor Livro Teórico 2016, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ), e Selo Altamente Recomendável – Livro Teórico, da mesma instituição; e Literatura de recepção infantil e juvenil: modos de emancipar (Habilis Press, 2018), que recebeu os mesmos prêmios em 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

GRAZIOLI, F. T. Projeto gráfico e mediação editorial da narrativa juvenil contemporânea: o caso de "A história do vai e volta", de Tiago de Melo Andrade. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.