Multiletramentos: um estudo quantitativo do Currículo Paulista
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63245Palavras-chave:
Multiletramentos, BNCC, Currículo, Ensino de Língua PortuguesaResumo
A inserção das práticas contemporâneas de linguagem na BNCC (Brasil, 2018) amplia as possibilidades teórico-metodológicas no tratamento dos objetos de conhecimento do componente de Língua Portuguesa, para os Anos Finais do Ensino Fundamental. Em consequência, as redes de ensino (re)adequaram seus currículos à luz dessa atualização normativa. A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo homologou o Currículo Paulista (São Paulo, 2019) e, a partir do ano seguinte, lançou os mediadores curriculares Currículo em ação para efetivar essa implementação curricular, atualizada via BNCC (Brasil, 2018). Em vista disso, este artigo objetiva apresentar e discutir como os cadernos do Currículo em ação para o 9º ano do Ensino Fundamental (São Paulo, 2021a, 2021b, 2021c, 2021d) trataram quantitativamente a apropriação teórica dos multiletramentos (Rojo; Moura, 2012; Rojo; Barbosa, 2015; Cazden et al., 2021; Grupo Nova Londres, 2021). Espera-se, por fim, contribuir com as discussões sobre como tem ocorrido a didatização dos multiletramentos no âmbito da educação básica pública.
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