Letramento na Era da Inteligência Artificial

Autores

  • Vania Carvalho de Castro University of Illinois
  • Mary Kalantzis
  • Bill Cope

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63346

Palavras-chave:

Inteligência artificial, IA Generativa, Letramento, Ensino e aprendizagem

Resumo

A mais recente iteração da Inteligência Artificial, conhecida como "IA Generativa", constitui, sobretudo, uma tecnologia voltada para o processo de escrita. A IA Generativa é uma máquina capaz de produzir textos de gêneros diversos. No contexto histórico global, a importância dessa tecnologia não pode ser subestimada, uma vez que a linguagem artificial do código se entrelaça com a linguagem natural  da vida cotidiana. A capacidade de escrita da IA generativa é multimodal, indo além da produção de texto predominantemente verbal ao também "ler" e "escrever" imagens por meio de rótulos textuais e prompts. Além disso, essa forma peculiar de escrita abarca conceitos matemáticos, procedimentos de software e algoritmos. Com base nessas considerações, este artigo investiga as implicações da IA Generativa no ensino e aprendizado da alfabetização e do letramento. Inicialmente, exploramos os desafios e impactos da IA Generativa nas práticas de letramento. Em seguida, apresentamos um estudo de caso que exemplifica a implementação prática da IA Generativa no suporte ao letramento e à aprendizagem. Por fim, delineamos implicações amplas para o ensino e a aprendizagem, propondo uma nova agenda para o letramento na era da IA Generativa.

Palavras-chave: Inteligência Artificial; IA Generativa; Letramento; Ensino e aprendizagem

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

CARVALHO DE CASTRO, V.; KALANTZIS, M.; COPE, B. Letramento na Era da Inteligência Artificial. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.