Práticas de multiletramento com base em obras de William Shakespeare
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63390Palavras-chave:
Shakespeare, Educação, Literatura, Multiletramento, Abordagens ativasResumo
William Shakespeare é um dos mais conhecidos autores da literatura inglesa, e suas obras são frequentemente utilizadas em contextos educacionais. Em um mundo de grandes e rápidas mudanças tecnológicas, é necessário pensar em estratégias e metodologias que se aproximem do mundo dos alunos e possam despertar seu interesse. O multiletramento, como definido por Cope e Kalantzis (2000), busca utilizar diversos meios de comunicação e diferenças culturais e linguísticas na prática pedagógica. Esse conceito, quando unido à obra dramática shakespeariana, pode gerar atividades significativas para os alunos. Atividades multimodais se relacionam com as práticas do Rehearsal Room Approach, abordagem criada pela Royal Shakespeare Company (2023) e Globe Theatre (2023), que trata a sala de aula como uma sala de ensaios teatrais, em que alunos e professores são atores e diretores, utilizando o texto como script. Nesse contexto, propõe-se, no presente artigo, discutir as maneiras como a obra shakespeariana está sendo levada para seis escolas públicas de ensino básico de Curitiba por projetos extensionistas propostos por acadêmicos de Letras Inglês de uma universidade também pública, e os diferentes recursos, canais e temáticas que podem ser utilizados, tendo como pano de fundo abordagens ativas baseadas em multiletramento. Por meio das oficinas elaboradas e aplicadas, pode-se perceber que a obra de Shakespeare e as temáticas abordadas pelo autor se mantêm relevantes e despertam interesse nos alunos, principalmente quando exploradas de forma criativa e contextualizadas.
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