Práticas de multiletramento com base em obras de William Shakespeare

Autores

  • Ana Luiza Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danna Fernandes Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guilherme Vinicius Lunelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Becker Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63390

Palavras-chave:

Shakespeare, Educação, Literatura, Multiletramento, Abordagens ativas

Resumo

William Shakespeare é um dos mais conhecidos autores da literatura inglesa, e suas obras são frequentemente utilizadas em contextos educacionais. Em um mundo de grandes e rápidas mudanças tecnológicas, é necessário pensar em estratégias e metodologias que se aproximem do mundo dos alunos e possam despertar seu interesse. O multiletramento, como definido por Cope e Kalantzis (2000), busca utilizar diversos meios de comunicação e diferenças culturais e linguísticas na prática pedagógica. Esse conceito, quando unido à obra dramática shakespeariana, pode gerar atividades significativas para os alunos. Atividades multimodais se relacionam com as práticas do Rehearsal Room Approach, abordagem criada pela Royal Shakespeare Company (2023) e Globe Theatre (2023), que trata a sala de aula como uma sala de ensaios teatrais, em que alunos e professores são atores e diretores, utilizando o texto como script. Nesse contexto, propõe-se, no presente artigo, discutir as maneiras como a obra shakespeariana está sendo levada para seis escolas públicas de ensino básico de Curitiba por projetos extensionistas propostos por acadêmicos de Letras Inglês de uma universidade também pública, e os diferentes recursos, canais e temáticas que podem ser utilizados, tendo como pano de fundo abordagens ativas baseadas em multiletramento. Por meio das oficinas elaboradas e aplicadas, pode-se perceber que a obra de Shakespeare e as temáticas abordadas pelo autor se mantêm relevantes e despertam interesse nos alunos, principalmente quando exploradas de forma criativa e contextualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luiza Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Acadêmica do curso em Letras - Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Curitiba) desde 2019. Monitora bolsista em Linguística Geral (2021/UTFPR). Formada no curso profissionalizante em teatro musical do Projeto Broadway - Brasil em 2021. Participante do projeto de pesquisa "Shakespeare na Educação" e o projeto de extensão "Letramento Literário". Acadêmica da Universidade Sapienza de Roma por mobilidade acadêmica (2022). Proficiente em língua inglesa (nível C1 pelo exame de Cambridge)

Danna Fernandes Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduanda em Letras - Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2023-2026). Possui graduação em Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2021). Durante a graduação, desenvolveu o projeto de extensão com o título "Letramento Literário" sob orientação da Profa. Dra. Marcia Regina Becker, atuando na divulgação e na análise da Literatura de Língua Inglesa distribuídas nos acervos do PNBE e PNLD. No momento atua como bolsista voluntária em dois projetos do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da UTFPR: Letramento Literário e Shakespeare na Educação.

Guilherme Vinicius Lunelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Graduando em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2021-2024)

Marcia Regina Becker, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, graduação, mestrado e doutorado em Letras pela mesma universidade. Concluiu o pós-doutorado em 2018, com projeto relacionado à Shakespeare e educação no Shakespeare Institute, University of Birmingham, UK. Atualmente é professora associada do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, atuando no curso de Letras Inglês. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR, campus Pato Branco, Mestrado Acadêmico, na área de concentração Linguagem, Cultura e Sociedade e na linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Interartes. Suas áreas de interesse são, em linguística: fonética e fonologia da língua inglesa; e em literatura: transtextualidades, narrativa transmídia e o teatro shakespeariano, incluindo sua aplicação na educação.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

RIBEIRO, A. L.; FERNANDES RIBEIRO, D.; VINICIUS LUNELLI, G.; BECKER, M. R. Práticas de multiletramento com base em obras de William Shakespeare. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.