Práticas de multiletramento com base em obras de William Shakespeare

Autores

  • Ana Luiza Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Danna Fernandes Ribeiro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Guilherme Vinicius Lunelli Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcia Regina Becker Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63390

Palavras-chave:

Shakespeare, Educação, Literatura, Multiletramento, Abordagens ativas

Resumo

William Shakespeare é um dos mais conhecidos autores da literatura inglesa, e suas obras são frequentemente utilizadas em contextos educacionais. Em um mundo de grandes e rápidas mudanças tecnológicas, é necessário pensar em estratégias e metodologias que se aproximem do mundo dos alunos e possam despertar seu interesse. O multiletramento, como definido por Cope e Kalantzis (2000), busca utilizar diversos meios de comunicação e diferenças culturais e linguísticas na prática pedagógica. Esse conceito, quando unido à obra dramática shakespeariana, pode gerar atividades significativas para os alunos. Atividades multimodais se relacionam com as práticas do Rehearsal Room Approach, abordagem criada pela Royal Shakespeare Company (2023) e Globe Theatre (2023), que trata a sala de aula como uma sala de ensaios teatrais, em que alunos e professores são atores e diretores, utilizando o texto como script. Nesse contexto, propõe-se, no presente artigo, discutir as maneiras como a obra shakespeariana está sendo levada para seis escolas públicas de ensino básico de Curitiba por projetos extensionistas propostos por acadêmicos de Letras Inglês de uma universidade também pública, e os diferentes recursos, canais e temáticas que podem ser utilizados, tendo como pano de fundo abordagens ativas baseadas em multiletramento. Por meio das oficinas elaboradas e aplicadas, pode-se perceber que a obra de Shakespeare e as temáticas abordadas pelo autor se mantêm relevantes e despertam interesse nos alunos, principalmente quando exploradas de forma criativa e contextualizadas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Luiza Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Acadêmica do curso em Letras - Inglês da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (Campus Curitiba) desde 2019. Monitora bolsista em Linguística Geral (2021/UTFPR). Formada no curso profissionalizante em teatro musical do Projeto Broadway - Brasil em 2021. Participante do projeto de pesquisa "Shakespeare na Educação" e o projeto de extensão "Letramento Literário". Acadêmica da Universidade Sapienza de Roma por mobilidade acadêmica (2022). Proficiente em língua inglesa (nível C1 pelo exame de Cambridge)

  • Danna Fernandes Ribeiro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduanda em Letras - Português pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2023-2026). Possui graduação em Licenciatura em Letras Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR (2021). Durante a graduação, desenvolveu o projeto de extensão com o título "Letramento Literário" sob orientação da Profa. Dra. Marcia Regina Becker, atuando na divulgação e na análise da Literatura de Língua Inglesa distribuídas nos acervos do PNBE e PNLD. No momento atua como bolsista voluntária em dois projetos do Departamento de Línguas Estrangeiras Modernas (DALEM) da UTFPR: Letramento Literário e Shakespeare na Educação.

  • Guilherme Vinicius Lunelli, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Graduando em Letras - Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) (2021-2024)

  • Marcia Regina Becker, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

    Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, graduação, mestrado e doutorado em Letras pela mesma universidade. Concluiu o pós-doutorado em 2018, com projeto relacionado à Shakespeare e educação no Shakespeare Institute, University of Birmingham, UK. Atualmente é professora associada do Departamento Acadêmico de Línguas Estrangeiras Modernas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus Curitiba, atuando no curso de Letras Inglês. É também professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras da UTFPR, campus Pato Branco, Mestrado Acadêmico, na área de concentração Linguagem, Cultura e Sociedade e na linha de pesquisa Literatura, Sociedade e Interartes. Suas áreas de interesse são, em linguística: fonética e fonologia da língua inglesa; e em literatura: transtextualidades, narrativa transmídia e o teatro shakespeariano, incluindo sua aplicação na educação.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

Práticas de multiletramento com base em obras de William Shakespeare. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 35, n. 69, 2024. DOI: 10.22409/cadletrasuff.v35i69.63390. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/63390. Acesso em: 5 dez. 2025.