Movimentos do conhecimento em planos de aulas de língua inglesa para o estágio supervisionado
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63601Palavras-chave:
Formação de professores de inglês, Estágio de língua inglesa no Ensino Fundamental, Letramentos, Movimentos do conhecimentoResumo
Este trabalho tem como objetivo discutir os aspectos metodológicos empreendidos em práticas pedagógicas orientadas pela perspectiva dos letramentos, elaboradas por graduandos do curso de Letras – Língua Inglesa, da Universidade Federal de Campina Grande, matriculados na disciplina Estágio de Língua Inglesa: Educação Infantil e 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental. Esta pesquisa foi baseada nos estudos de Cope e Kalantzis (2009), Kalantzis e Cope (2005) e Kalantzis, Cope e Pinheiro (2020), sobre os movimentos do conhecimento (experienciando, conceitualizando, analisando e aplicando), pelos quais, segundo os autores, o conhecimento é construído. Para a realização da pesquisa, foram analisados planos de aula elaborados pelos graduandos, a fim de identificar os tipos de propostas pedagógicas executadas em cada plano e como essas propostas se alinhavam com os referidos movimentos. Nas análises desses planos, embora muitas ações sinalizassem procedimentos de um funcionamento tradicional de aulas presenciais, foi possível identificar movimentos do conhecimento que evidenciaram a criatividade e a inovação dos alunos, que estavam imersos em um contexto de ensino remoto provocado pela pandemia da covid-19.
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