Notícia online na aula de língua portuguesa do ensino médio: letramentos críticos à luz da BNCC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63602

Palavras-chave:

Notícia online, Letramentos críticos, Base Nacional Comum Curricular, Língua Portuguesa

Resumo

Este artigo tem como objetivo avaliar o tratamento dado pela BNCC às possíveis contribuições das teorias sobre letramentos críticos para o ensino da leitura direcionado a estudantes do Ensino Médio. Para atingir o escopo, adotamos como recorte uma abordagem direcionada à leitura do gênero textual notícia online, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada em diálogo com a Análise do Discurso materialista. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa de natureza exploratória, documental e bibliográfica, a partir da coleta de dados em instrumentos normativos bem como em produções acadêmicas e científicas sobre a temática. Uma concepção de ensino de leitura a partir do gênero notícia online embasada no letramento crítico deve ter como premissa a compreensão sobre os processos de constituição dos sujeitos sociais, leitores, atores, atravessados por ideologias que sustentam os diversos discursos circulantes. A BNCC, ao privilegiar a abordagem direcionada aos multiletramentos e, principalmente, aos novos letramentos na aula de Língua Portuguesa, retira o foco da imprescindibilidade dos letramentos críticos, não deixando claro o sentido de “formação crítica” que deve ser buscado nos processos de ensino. A política linguística constituinte da Base traduz-se como um currículo que não atende a complexidade característica da escola e não orienta sobre como é possível promover uma educação que estimule ações voltadas a tornar a sociedade mais justa e humana. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa da Motta Xavier, Seduc - AL

Especialista em Linguística Aplicada na Educação e em Libras pela Faculdade Conexão. Pós-graduanda em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS. Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas. Contato: mxlarissa@gmail.com. 

Taciana Gacelin Oliveira, Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL-Ufal). Mestra em Estudo de Linguagens pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Jornalista pela Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Contato: tgacelin@gmail.com. 

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

XAVIER, L. DA M.; OLIVEIRA, T. G. Notícia online na aula de língua portuguesa do ensino médio: letramentos críticos à luz da BNCC. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.