Notícia online na aula de língua portuguesa do ensino médio: letramentos críticos à luz da BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63602Palavras-chave:
Notícia online, Letramentos críticos, Base Nacional Comum Curricular, Língua PortuguesaResumo
Este artigo tem como objetivo avaliar o tratamento dado pela BNCC às possíveis contribuições das teorias sobre letramentos críticos para o ensino da leitura direcionado a estudantes do Ensino Médio. Para atingir o escopo, adotamos como recorte uma abordagem direcionada à leitura do gênero textual notícia online, a partir da perspectiva da Linguística Aplicada em diálogo com a Análise do Discurso materialista. Adotamos como metodologia a pesquisa qualitativa de natureza exploratória, documental e bibliográfica, a partir da coleta de dados em instrumentos normativos bem como em produções acadêmicas e científicas sobre a temática. Uma concepção de ensino de leitura a partir do gênero notícia online embasada no letramento crítico deve ter como premissa a compreensão sobre os processos de constituição dos sujeitos sociais, leitores, atores, atravessados por ideologias que sustentam os diversos discursos circulantes. A BNCC, ao privilegiar a abordagem direcionada aos multiletramentos e, principalmente, aos novos letramentos na aula de Língua Portuguesa, retira o foco da imprescindibilidade dos letramentos críticos, não deixando claro o sentido de “formação crítica” que deve ser buscado nos processos de ensino. A política linguística constituinte da Base traduz-se como um currículo que não atende a complexidade característica da escola e não orienta sobre como é possível promover uma educação que estimule ações voltadas a tornar a sociedade mais justa e humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.