Produção de um episódio de podcast com o uso da inteligência artificial via oficina de multiletramentos.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63603

Palavras-chave:

Podcast, Inteligência Artificial, Oficina de multiletramentos, Argumentação

Resumo

Os avanços tecnológicos da contemporaneidade vêm transformando práticas sociais de diferentes esferas de atividade humana. Assim, a cultura digital, impulsionada pela popularização da internet, exige a reinvenção também de práticas escolares, e isso pode ser viabilizado pela mobilização de práticas de multiletramentos, inclusive o uso da Inteligência Artificial (IA). Partindo desse pressuposto, neste artigo, objetivamos analisar o processo de construção de um episódio de podcast com o uso da IA via oficina de multiletramentos. Essa construção se desenvolveu com base em um questionamento que vem ecoando nas mídias e também em algumas salas de aula: “com o uso da IA em atividades escolares, os estudantes tendem a diminuir seu potencial crítico e criativo?”. Para responder a isso, desenvolvemos um estudo exploratório, de natureza qualitativa e interpretativista, de um recorte de dados de uma pesquisa doutoral (em desenvolvimento) que se fundamenta teórico-metodologicamente na Linguística Aplicada, nos estudos de letramento de vertente sociocultural, na Pedagogia de Multiletramentos e no ensino de argumentação como prática social emancipadora. Os resultados sinalizam que, no processo de construção desse episódio, as estudantes-autoras não apenas se apropriam de multiletramentos correlacionados às competências da cultural digital e da argumentação como também usam, de forma crítica e criativa, a IA para comprovar que a inteligência humana a ela se sobrepõe. Disso decorre que, diferentemente do que se ouve no senso comum, a IA pode configurar-se como um artefato multimidiático relevante para o desenvolvimento de práticas escolares mais condizentes com o que vivenciamos para além da escola.

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Biografia do Autor

Glícia Azevedo, UFRN/PPgEL

Graduada em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em leitura e produção de textos e mestre em Letras também pela UFRN, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora associada da UFRN, atuando, na graduação, no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), e em dois programas de pós-graduação, a saber: Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFRN. No ProfLetras, atualmente, exerce a função de coordenadora da unidade de Natal/RN. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando principalmente os seguintes temas: letramento, letramento digital, formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna e língua inglesa, produção de material didático impresso e digital, recursos educacionais digitais, formação linguística na área de Ciências e Tecnologia e, mais recentemente, usos da Inteligência Artificial no processo de ensino-aprendizagem.

Rômulo Albuquerque, UFRN/PPgEL

Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN), na linha de pesquisa Letramentos e Contemporaneidade, e membro dos grupos de pesquisa Letramento e Etnografia (UFRN) e FORMLI - Formação de Professores, Multiletramentos e Identidades (UNISINOS). Graduado em Letras - Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui experiência como professor de língua inglesa, tendo lecionado no Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE (NLC UFPE), no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp UFPE), no Idiomas sem Fronteiras da UFPE (NucLi IsF) e na Coordenação de Línguas para Internacionalização da Diretoria de Relações Internacionais da UFPE (CLING-DRI-UFPE), onde também desempenhou o papel de supervisor pedagógico. No ensino superior, atuou como professor-estagiário na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN (ECT/UFRN), no componente curricular Prática de Leitura em Inglês (PLI). Além disso, ministrou minicursos para Secretarias de Educação de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, focados na formação de professores. Atualmente, seus interesses de pesquisa incluem Multiletramentos, Metodologias de Ensino de Língua Inglesa, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino de Línguas, Recursos Educacionais Digitais, Inteligência Artificial e Formação de Professores.

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

PRAXEDES, D.; AZEVEDO, G.; ALBUQUERQUE, R. Produção de um episódio de podcast com o uso da inteligência artificial via oficina de multiletramentos. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.