Produção de um episódio de podcast com o uso da inteligência artificial via oficina de multiletramentos.
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63603Palavras-chave:
Podcast, Inteligência Artificial, Oficina de multiletramentos, ArgumentaçãoResumo
Os avanços tecnológicos da contemporaneidade vêm transformando práticas sociais de diferentes esferas de atividade humana. Assim, a cultura digital, impulsionada pela popularização da internet, exige a reinvenção também de práticas escolares, e isso pode ser viabilizado pela mobilização de práticas de multiletramentos, inclusive o uso da Inteligência Artificial (IA). Partindo desse pressuposto, neste artigo, objetivamos analisar o processo de construção de um episódio de podcast com o uso da IA via oficina de multiletramentos. Essa construção se desenvolveu com base em um questionamento que vem ecoando nas mídias e também em algumas salas de aula: “com o uso da IA em atividades escolares, os estudantes tendem a diminuir seu potencial crítico e criativo?”. Para responder a isso, desenvolvemos um estudo exploratório, de natureza qualitativa e interpretativista, de um recorte de dados de uma pesquisa doutoral (em desenvolvimento) que se fundamenta teórico-metodologicamente na Linguística Aplicada, nos estudos de letramento de vertente sociocultural, na Pedagogia de Multiletramentos e no ensino de argumentação como prática social emancipadora. Os resultados sinalizam que, no processo de construção desse episódio, as estudantes-autoras não apenas se apropriam de multiletramentos correlacionados às competências da cultural digital e da argumentação como também usam, de forma crítica e criativa, a IA para comprovar que a inteligência humana a ela se sobrepõe. Disso decorre que, diferentemente do que se ouve no senso comum, a IA pode configurar-se como um artefato multimidiático relevante para o desenvolvimento de práticas escolares mais condizentes com o que vivenciamos para além da escola.
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