Inteligência Artificial: precauções e contribuições no ensino de língua portuguesa (produção textual)
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63605Palavras-chave:
Inteligência Artificial, Ensino de Língua Portuguesa, Produção TextualResumo
Diante do desenvolvimento das ferramentas da Inteligência Artificial e do aperfeiçoamento dos textos produzidos pelo ChatGPT, diversas inquietações ocupam o espaço da sala de aula e preocupam o professor de Língua Portuguesa. Neste artigo, nosso objetivo não se restringe apenas a tratar dessas inquietações, mas também, de alguma forma, apresentar contribuições do ChatGPT para o ensino de Produção Textual. A Inteligência Artificial e o professor não precisam assumir papéis antagônicos na escola; pelo contrário, essa aliança pode trazer uma evolução expressiva para a escrita dos estudantes e avanços metodológicos no ensino de produção de textos. Nesse sentido, tentamos evidenciar que as ferramentas disponibilizadas pela IA são para uso de todos e estão acessíveis a qualquer público interessado nas suas vantagens tecnológicas. Além disso, trazemos alguns esclarecimentos sobre o que é a Inteligência Artificial e, no que diz respeito às possíveis contribuições da IA para o ensino de Produção Textual, abordamos alguns recursos da versão gratuita do ChatGPT, a Tutoria Virtual e o Ensino Personalizado, na tentativa de mostrar uma maior democratização e acessibilidade às ferramentas disponibilizadas pela Inteligência Artificial. Para esse estudo, tomamos como base os pressupostos teóricos de Lamb, Levy & Quigley (2023), Baptista (2024), Kauffman (2019), Svetlana et al. (2022), Cruz (2023), Marzuki (2023) e outros.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.