A formação inicial de professores em tempos de Inteligência Artificial: foco nas percepções dos formadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63616

Palavras-chave:

Inteligência Artificial, Formação Inicial, ChatGPT

Resumo

A formação inicial de professores em tempos de emergência de ferramentas de inteligência artificial (IA) tem sido tema recorrente nas práticas dos docentes, gerando um cenário de ansiedade. Este estudo tem por objetivo analisar as percepções dos professores formadores de Língua Inglesa no que se refere aos questionamentos e problemáticas advindas do uso da IA nas práticas pedagógicas da licenciatura. Para tanto, cinco professores formadores foram convidados a compartilhar suas percepções sobre os contextos de formação inicial nos quais atuam, no que se refere ao advento da IA. Para tratar desse tema, nos ancoramos nas teorias de letramentos, multiletramentos e em trabalhos recentes que abordam o letramento em inteligência artificial (IA) e formação de professores.  Promovemos um estudo qualitativo de caráter descritivo. A análise dos dados considerou as seguintes temáticas: 1) reconhecimento da existência das IA por parte dos docentes; 2) entendimento de seu funcionamento, potencialidades e fragilidades por parte de todos os envolvidos; 3) utilização para potencializar a aprendizagem/formação de professores; 4) dificuldade de acompanhamento do processo de aprendizagem do aluno quando a IA é utilizada para a realização das tarefas propostas; 5) os usos não éticos das ferramentas e suas consequências e 6) falta de repertório e capacidade crítica para avaliar o texto produzido pela IA. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Ramos, Universidade Estadual de Londrina

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Londrina (1995), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2001) e Doutorado Em Estudo da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2011). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, ensino de língua inglesa e novas tecnologias. Em 2023, concluiu pós doutoramento na Universidade Aberta de Portugal realizando estudos em Tecnologia Educacional

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

MOLINARI, A.; RAMOS, S. A formação inicial de professores em tempos de Inteligência Artificial: foco nas percepções dos formadores . Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.