Letramentos transmídia na Era da plataformização da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63899

Palavras-chave:

Letramentos transmídia, Plataformização da educação, Práticas comunicativas, Práticas educativas, Formação profissional

Resumo

Este artigo apresenta os resultados do projeto “Letramentos transmídia na era da plataformização da educação”, que tratava dos letramentos produzidos e circulados por alunos em cursos de formação profissional e inseridos no ensino remoto emergencial exigido pela pandemia covid-19. Com base na proposta teórico-metodológica dos Letramentos transmídia, identificamos como principais características da competência letrada dos alunos: são leitores ubíquos, dispersos, com graves problemas de leitura, interpretação e produção de textos complexos, sobretudo os teóricos e artísticos. Do ponto de vista da produção, transmissão e aquisição do saber, os dados revelam um ganho com o estar on-line, já que a internet abre possibilidades maiores de interação com o conhecimento de modo mais interativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Naiá Sadi Câmara, Unaerp/Uni-Facef/Ufscar

Professsora titular do programa de mestrado interdisciplinar em "Desenvolvimento Regional" - UNI-FACF. Professora titular de disciplinas da área de Comunicação- UNAERP. Estagiária pós-doutorado UFSCAR. Pe

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

CÂMARA, N. S. Letramentos transmídia na Era da plataformização da educação. Cadernos de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 dez. 2024.