Exploring global literacies: playful provocations for connecting, resisting, and inspiring social action
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63907Palavras-chave:
Letramentos globais, Letramentos transnacionais, Multiletramentos críticos, Letramentos de paz, GlocalidadeResumo
Este artigo plurivocal explora a diversidade de formas e usos de letramentos entre culturas, línguas e tecnologias. Em vez de oferecer uma proposta teórica unificada, ele fornece ilustrações práticas do potencial de letramentos globais tidos como ação social, por meio de uma variedade de gêneros, produzidos por educadores localizados em diferentes partes do mundo. Esperamos que professores e formadores de professores em diferentes lugares e instituições possam se servir dos pequenos textos aqui reunidos para promover conversas críticas sobre linguagem e poder com seus colegas e alunos. Situamos o conceito de letramentos globais como parte integrante do engajamento dos jovens como cidadãos emergentes e como necessariamente conectado aos letramentos locais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Cadernos de Letras da UFF
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.