Considerações sobre Ciência Aberta: um estudo de caso em Linguística
DOI:
https://doi.org/10.22409/rv4w1675Palavras-chave:
ciencia aberta, linguistica, acesso aberto, repositórios institucionais, OpenAlexResumo
O artigo investiga a adesão da área de Linguística às práticas da Ciência Aberta (CA), em conformidade com as Recomendações da UNESCO e o movimento global pelo Acesso Aberto. A CA busca democratizar o conhecimento, garantindo a acessibilidade dos resultados de pesquisa à comunidade acadêmica e à sociedade. O estudo analisa a implementação dessa abordagem na Linguística, identificando padrões e desafios. A pesquisa questiona o grau de adoção das práticas da CA na área, especialmente em relação à publicação em acesso aberto, depósitos em repositórios institucionais e o uso de licenças abertas. Justifica-se pela crescente importância da transparência científica e pela necessidade de avaliar os impactos do acesso aberto na disseminação do conhecimento, além de suas implicações éticas e desafios regionais. Por meio de uma análise quali-quantitativa na base de dados OpenAlex, os resultados indicam que 73% das publicações são de Acesso Aberto, e estão predominantemente em periódicos acadêmicos (95%). O Acesso Aberto Diamante prevalece, enquanto o Acesso Aberto Verde ainda enfrenta baixa adesão. A distribuição linguística revela um predomínio do inglês (78%), seguido pelo português (20%) e espanhol (2%), destacando a necessidade de maior integração com a produção latino-americana. A produção acadêmica concentra-se no Sudeste do Brasil, evidenciando polarização geográfica. Conclui-se que, apesar da adesão significativa à CA, desafios persistem, como a ampliação do Acesso Aberto Verde, com a adesão aos repositórios institucionais, o fortalecimento de políticas para compartilhamento de dados e a expansão da visibilidade da pesquisa, contribuindo para o aprimoramento das práticas da área conforme diretrizes internacionais.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




