Ductus misterioso e prudência em sermões do Padre Antônio Vieira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/ysttn921

Palavras-chave:

ductus, barroco, Padre Antônio Vieira, retórica, letras coloniais

Resumo

O artigo em questão busca apresentar a categoria de “ductus misterioso” como elemento distintivo da forma como Padre Antônio Vieira elabora o andamento de alguns dos seus sermões. Para tanto, parte de uma breve análise da categoria de prudência conforme incorporada nas letras jesuítas e, mais especificamente, nos sermões de Vieira, visando ressaltar a dimensão moral suposta nela. Fundamental para a ideia de decoro que regulava a produção letrada, serve de base para que se avance para uma discussão acerca da importância da dimensão prática para os pregadores, recuperando principalmente discussões de Aristóteles e Cícero. Principiando a discussão sobre o ductus, apresentamos uma breve recapitulação dessa categoria conforme compreendida classicamente, bem como análises deste elemento do discurso em textos de Vieira realizadas por pesquisadores contemporâneos. Ao propormos a existência de um ductus misterioso, propomos que se trata de expressão retórico-poética da preocupação do jesuíta com a ação, seus efeitos materiais, a própria materialidade do sermão e, sobretudo, com uma visão de mundo contrarreformista que compreende que tudo o que há está sacramentado pela Presença do criador. Essa compreensão autoriza uma interpretação figural, para usar a terminologia de Auerbach (1997), do texto bíblico e das próprias coisas do mundo como signos dessa presença, exigindo do pregador autorizado uma habilidade hermenêutica que direcione o público ao Bem absoluto. A partir disso, Vieira elabora sermões em que a sequência de argumentos passa a constituir por si uma agudeza, uma vez que reforça essa compreensão da História.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia de Oliveira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Licenciatura em Português-Literaturas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), graduação em Didática Especial da Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na área de literatura brasileira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: letras seiscentistas, retórica, Antônio Vieira, Gregório de Matos, alegoria. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq 1-D e do Programa Prociência UERJ/FAPERJ. Em 2021, recebeu a bolsa Cientista de Nosso Estado, da FAPERJ. Entre suas atividades, podem-se mencionar: consultora ad hoc para avaliação de programas de pós-graduação e qualis livros da CAPES, parecerista ad hoc do CNPq e da FAPERJ.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Edição

Seção

Cad. Let. 71 - Dossiê

Como Citar

Ductus misterioso e prudência em sermões do Padre Antônio Vieira. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 36, n. 71, 2025. DOI: 10.22409/ysttn921. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/68133. Acesso em: 12 jan. 2026.