Chamada de artigos

2025-04-15

Descrição do português em diferentes perspectivas teóricas

v. 37 n. 72 - jun. 2026

Este dossiê tem como objetivo reunir pesquisas que focalizam a descrição do português, em suas diferentes variedades, sob quadros teóricos variados no campo científico da Linguística. Interessa-nos acolher trabalhos que, com base em dados empíricos, contribuam para a descrição e a análise de distintos aspectos do português, desde propriedades fonético-fonológicas e morfossintáticas, até as de natureza semântica, pragmática e discursiva, bem como investigações voltadas à interface entre língua, sociedade e cognição.

São bem-vindos artigos que adotem abordagens formais, funcionais, sociolinguísticas, cognitivistas, históricas ou de outras vertentes, assim como propostas interdisciplinares que ampliem a compreensão do português em uso. O dossiê pretende, assim, fomentar o diálogo entre diferentes tradições teóricas e metodológicas, destacando a diversidade de olhares possíveis sobre o funcionamento da língua.

Organização:

Monclar Guimarães Lopes (UFF)

Amanda Heiderich Marchon (UFES)

Michel Gustavo Fontes (UFMS)

 

As contribuições, redigidas em português, inglês ou espanhol, devem ser enviadas até 10 de fevereiro de 2026 e estarão sujeitas a um processo de revisão duplo-cega. 

Confira as normas para submissão.