MAIS REALISTAS DO QUE O REI: O NORMATIVISMO IRREAL DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS

Autores

  • Marcos Bagno UnB

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a321

Palavras-chave:

ensino de português, livros didáticos, normativismo.

Resumo

Apesar dos muitos avanços no ensino de língua materna no Brasil nos últimos anos, o tratamento dado pelos livros didáticos de português aos conhecimentos linguísticos ainda se vincula a uma pedagogia de transmissão acrítica das prescrições normativas tradicionais. A partir de uma análise de 24 coleções desses livros, evidencia-se o hipernormativismo dessas obras, mais estrito do que o da própria tradição normativa.

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Biografia do Autor

  • Marcos Bagno, UnB

    Graduado em Letras (Bacharelado em Língua Portuguesa) pela Universidade Federal de Pernambuco (1991), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1995) e doutorado em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2000). É professor-adjunto do departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução da Universidade de Brasília (UnB), atuando na área de Tradução Frances/Português. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Tradução, Sociolinguística e ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: prática de tradução francês/português, ensino de português, sociologia da linguagem, antropologia linguística, literatura infantil, gramática tradicional e português brasileiro.

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Publicado

2013-12-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

MAIS REALISTAS DO QUE O REI: O NORMATIVISMO IRREAL DOS LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 23, n. 47, 2013. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2013n47a321. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43665. Acesso em: 5 dez. 2025.