Arquivos em disputa: contradições em torno do acesso e do compartilhamento da propriedade intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/hty2r373

Palavras-chave:

direitos autorais, acesso aberto, propriedade intelectual, Internet Archive, #conhecimentoédireito

Resumo

Este artigo propõe analisar a problemática da reprodução, do compartilhamento e do acesso livre a obras protegidas por direitos autorais em espaços digitais, tomando como eixo central a disputa jurídica entre Internet Archive e Hachette. A partir desse caso emblemático, examinaremos diferentes materiais que apontam para uma certa regularidade desta problemática na sua tensão entre o direito de propriedade e o direito ao conhecimento, ao acesso e à informação. Interessa-nos compreender como esses espaços digitais, por meio de seus dispositivos técnicos e políticos, mobilizam projetos que tensionam os regimes hegemônicos de circulação e arquivamento de textos, regimes tradicionalmente sustentados por editoras, bibliotecas e outros atores institucionais. Além disso, exploraremos como esses espaços constroem, em sua dispersão de proposições e a partir dessas disputas, experiências que permitem não apenas a negação, a revisão, ou a reinterpretação de normativas tradicionais na relação com o direito à propriedade, ou o direito ao conhecimento, mas na relação com experimentações que projetam espaços digitais como horizonte de produção do comum.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guilherme Adorno, Universidade Estadual de Campinas

    Pós-doutorando pela Universidade Federal Fluminense

  • Juliana da Silveira, Unisul/ Instituto Ânima

    Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL-UNISUL) e pesquisadora pelo Instituto Ânima. Leciona nos cursos de Jornalismo e Publicidade do Departamento de Comunicação Artes da Unisul. Graduada em Letras Português-Francês (2005) pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), com Mestrado em Letras (2008) e Doutorado Estudos Linguísticos (2015) pela mesma instituição, com período sanduíche na Sorbonne Paris Cité - Paris XIII. Pós-doutorado (2016 - 2021) em Ciências da Linguagem (PNPD/CAPES), no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Unisul. É líder do Grupo de Pesquisa GEPOMI - Grupo de Estudos Políticos e Midiáticos; membro do Contradit - Coletivo de Trabalho, Discurso e Transformação. Integra o Projeto de Pesquisa Interinstitucional Linguagem, mídia e novas tecnologias (UEM). Membro-fundadora da Commune - Colabs em educação e pesquisa. Desenvolve pesquisas nas áreas de Linguística e Análise de Discurso, atuando principalmente em temáticas em torno de: língua e discurso; materialidades discursivas; discursos ordinários; rumor(es) e humor(es) em espaços enunciativos informatizados; discurso, política e tecnologia.Site pessoal (produção acadêmica): www.julianadasilveira.com.br

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Arquivos em disputa: contradições em torno do acesso e do compartilhamento da propriedade intelectual. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 36, n. 70, p. 86–110, 2025. DOI: 10.22409/hty2r373. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/67496. Acesso em: 5 dez. 2025.