Arquivos em disputa: contradições em torno do acesso e do compartilhamento da propriedade intelectual
DOI:
https://doi.org/10.22409/hty2r373Palavras-chave:
direitos autorais, acesso aberto, propriedade intelectual, Internet Archive, #conhecimentoédireitoResumo
Este artigo propõe analisar a problemática da reprodução, do compartilhamento e do acesso livre a obras protegidas por direitos autorais em espaços digitais, tomando como eixo central a disputa jurídica entre Internet Archive e Hachette. A partir desse caso emblemático, examinaremos diferentes materiais que apontam para uma certa regularidade desta problemática na sua tensão entre o direito de propriedade e o direito ao conhecimento, ao acesso e à informação. Interessa-nos compreender como esses espaços digitais, por meio de seus dispositivos técnicos e políticos, mobilizam projetos que tensionam os regimes hegemônicos de circulação e arquivamento de textos, regimes tradicionalmente sustentados por editoras, bibliotecas e outros atores institucionais. Além disso, exploraremos como esses espaços constroem, em sua dispersão de proposições e a partir dessas disputas, experiências que permitem não apenas a negação, a revisão, ou a reinterpretação de normativas tradicionais na relação com o direito à propriedade, ou o direito ao conhecimento, mas na relação com experimentações que projetam espaços digitais como horizonte de produção do comum.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




