LA ENSEÑANZA DE TÚ, VOS Y USTED A TRAVÉS DE CANCIONES: UNA PROPUESTA SOCIOLINGÃœÍSTICA

Autores

  • Valdecy de Oliveira Pontes Universidade Federal do Ceará
  • Livya Lea de Oliveira Pereira Universidade Federal do Ceará
  • Leandra Cristina de Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a218

Palavras-chave:

variação e mudança linguísticas, pronomes de tratamento, ensino

Resumo

Apresentamos neste trabalho uma proposta didática para o ensino dos pronomes castelhanos /vos/usted, com base em canções de diferentes regiões hispano- -falantes. Nosso debate, que se volta para o âmbito pedagógico, fundamenta-se em pressupostos teóricos da Sociolinguística laboviana, bem como em documentos oficiais voltados para o ensino.

---

Artigo em espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdecy de Oliveira Pontes, Universidade Federal do Ceará

Pós-Doutor em Estudos da Tradução - UFSC e Doutor em Linguística – UFC; professor do Departamento de Letras Estrangeiras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Tradução da Universidade Federal do Ceará - UFC; Líder dos Grupos SOCIOLIN-LE/UFC/ CNPq e TRAFE/UFC/CNPq.

Livya Lea de Oliveira Pereira, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do Programa de Pós-graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Graduada em Letras Espanhol e suas Literaturas, pela Universidade Federal do Ceará (2014), com monografia intitulada: La enseñanza de la variación linguística en las formas de tratamiento en español a través de músicas: propuestas de actividades. Atualmente é bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Leandra Cristina de Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) e do Programa de Pós-graduação em Linguística (PPGLg) da Universidade Federal de Santa Catarina. Coordenadora do “Corpus do espanhol escrito com marcas de oralidade” (CEEMO), com projetos de pesquisa nas áreas de Cognição e uso e Linguística Aplicada, com especial interesse sobre o português e o espanhol como línguas estrangeiras.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

PONTES, V. DE O.; PEREIRA, L. L. DE O.; OLIVEIRA, L. C. DE. LA ENSEÑANZA DE TÚ, VOS Y USTED A TRAVÉS DE CANCIONES: UNA PROPUESTA SOCIOLINGÃœÍSTICA. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.