SPEAKING AND WRITING: PATHS THAT CROSS IN TEACHING PORTUGUESE

Authors

  • Arabie Bezri Hermont PUC Minas
  • Ev’Angela Batista Rodrigues de Barros PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a219

Keywords:

writing learning, spelling, language variations

Abstract

In the light of writing acquisition theories and remarks on sociolinguistic aspects, this work analyzes writing deviations found in 50 texts written by students in the early stages of literacy development and in the last year of Junior High School in Belo Horizonte Metropolitan Region. The results point out different causes for misspellings and highlight the interferences of learners’ dialects as the greatest cause of deviations occurrence.

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Author Biographies

Arabie Bezri Hermont, PUC Minas

Licenciada em Letras pela UFMG (1997), graduada em Comunicação Social pela UFMG (1989), com mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ (1999 e 2005, respectivamente). Atualmente é professora adjunta IV da PUC Minas; é membro do Colegiado do Departamento de Letras; foi, durante oito anos, Coordenadora do Setor de Estágios do Curso de Letras, e durante cinco anos e meio atuou como coordenadora da área pedagógica da PUC Minas Virtual. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, aquisição e perda da linguagem, alfabetização. Além disso, leciona há 15 anos a disciplina Alfabetização e Letramento no curso de Pedagogia e no curso de especialização “Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento”, da PUC Minas. Atuou na educação básica até 2008. Escreveu artigos versando sobre alfabetização em casos típicos e em casos de déficits.

Ev’Angela Batista Rodrigues de Barros, PUC Minas

Licenciada em Letras (UFMG, 1988) e Pedagogia (UEMG, 1987), com Mestrado (1992) e Doutorado Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Variação linguística e práticas pedagógicas nº 51, p. 270-275 271 (2006) pela UMG, em Estudos Linguísticos. Professora Adjunta IV da PUC Minas. Áreas de atuação: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento. Professora e coordenadora das pós- -graduações de Revisão de Textos (presencial) e Ensino de Língua Portuguesa (semipresencial), ambas pelo IEC PUC. Docente da pós de Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento (IEC PUC). Participou de projeto estruturador da SEE-MG (orientação de docentes via blogs eletrônicos - PDP, de 2007 a 2010). Atuante na educação básica (redes pública e particular). Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas (Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência). Coordenadora Adjunta do CESPUC (Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas).

Published

2016-01-13

How to Cite

HERMONT, A. B.; BARROS, E. B. R. DE. SPEAKING AND WRITING: PATHS THAT CROSS IN TEACHING PORTUGUESE. Caderno de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 Jan. 2016.