FALA E ESCRITA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM NO ENSINO LINGUÍSTICO

Autores

  • Arabie Bezri Hermont PUC Minas
  • Ev’Angela Batista Rodrigues de Barros PUC Minas

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a219

Palavras-chave:

aprendizagem da escrita, ortografia, variações linguísticas

Resumo

Analisamos, a luz de abordagens que explicam o processo de aquisição da escrita e de considerações sobre aspectos sociolinguísticos, desvios de grafias encontrados em cinquenta textos produzidos por alunos dos ciclos inicial e final do ensino fundamental, de escolas públicas da Grande BH. Os resultados indicam distintas causas dos ‘erros” de ortografia e evidenciam maior frequência dos desvios provocados por interferências do dialeto dos aprendizes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Arabie Bezri Hermont, PUC Minas
    Licenciada em Letras pela UFMG (1997), graduada em Comunicação Social pela UFMG (1989), com mestrado e doutorado em Linguística pela UFRJ (1999 e 2005, respectivamente). Atualmente é professora adjunta IV da PUC Minas; é membro do Colegiado do Departamento de Letras; foi, durante oito anos, Coordenadora do Setor de Estágios do Curso de Letras, e durante cinco anos e meio atuou como coordenadora da área pedagógica da PUC Minas Virtual. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: sintaxe, aquisição e perda da linguagem, alfabetização. Além disso, leciona há 15 anos a disciplina Alfabetização e Letramento no curso de Pedagogia e no curso de especialização “Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento”, da PUC Minas. Atuou na educação básica até 2008. Escreveu artigos versando sobre alfabetização em casos típicos e em casos de déficits.
  • Ev’Angela Batista Rodrigues de Barros, PUC Minas

    Licenciada em Letras (UFMG, 1988) e Pedagogia (UEMG, 1987), com Mestrado (1992) e Doutorado Cadernos de Letras da UFF Dossiê: Variação linguística e práticas pedagógicas nº 51, p. 270-275 271 (2006) pela UMG, em Estudos Linguísticos. Professora Adjunta IV da PUC Minas. Áreas de atuação: morfologia, sintaxe, leitura e produção textual, sociolinguística, alfabetização e letramento. Professora e coordenadora das pós- -graduações de Revisão de Textos (presencial) e Ensino de Língua Portuguesa (semipresencial), ambas pelo IEC PUC. Docente da pós de Práticas Escolares de Alfabetização e Letramento (IEC PUC). Participou de projeto estruturador da SEE-MG (orientação de docentes via blogs eletrônicos - PDP, de 2007 a 2010). Atuante na educação básica (redes pública e particular). Coordenadora de Gestão de Processos Educacionais do PIBID PUC Minas (Projeto Institucional de Bolsas de Incentivo à Docência). Coordenadora Adjunta do CESPUC (Centro de Estudos Luso-afro-brasileiros da PUC Minas).

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

FALA E ESCRITA: CAMINHOS QUE SE CRUZAM NO ENSINO LINGUÍSTICO. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 25, n. 51, 2016. DOI: 10.22409/cadletrasuff.2015n51a219. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/43576. Acesso em: 8 dez. 2025.