DOUBLE PARTICIPLES: STANDARD LANGUAGE, EVALUATION AND WRITTEN DATA

Authors

  • Fernanda Lima Jardim Miara Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Izete Lehmkuhl Coelho Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a224

Keywords:

standard language, linguistic variation, double participles

Abstract

This research aims to investigate the variation in the regular and irregular past participle forms, in active sentences and in passive sentences, based on a synchronic analysis of four verbs: salvar (to save), pegar (to take), abrir (to open) and chegar (to arrive). The sample is formed by a corpus, extracted from the online newspaper Diário Catarinense online. The results of this work show that irregular participles are best evaluated forms and they are the most frequent forms in written data in PB (cf. MIARA, 2013).

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Lima Jardim Miara, Universidade do Sul de Santa Catarina

Graduada em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é doutoranda e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística desta mesma universidade, com ênfase na área de Sociolinguística e Dialetologia. Tem experiência como professora/tutora no curso de Letras Português, na modalidade a distância (EAD/UFSC), e também como professora de português/língua estrangeira, no Centro Internacional da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), na modalidade presencial. Atualmente pesquisa sobre a variação no uso de particípios no português, especificamente no português do Brasil e no português de Portugal, com Estágio de Doutorado Sanduíche (em curso) na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Izete Lehmkuhl Coelho, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Letras-Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Mestre em Literatura e Doutora em Linguística pela mesma Universidade, com estudos de Pós-Doutorado em Linguística pela UNICAMP. É professora de Língua Portuguesa no curso de Graduação em Letras e no programa de Pós-graduação em Linguística da UFSC. É coordenadora regional do projeto Variação Linguística na Região Sul do Brasil (VARSUL), na agência UFSC, e coordenadora do projeto Para a História do Português Brasileiro de Santa Catarina (PHPB-SC). Atua na área de Sociolinguística e Dialetologia, especialmente na língua de pesquisa Variação e Mudança Linguística, com foco em estudos sincrônicos e diacrônicos de variação na morfossintaxe e na sintaxe.

Published

2016-01-13

How to Cite

MIARA, F. L. J.; COELHO, I. L. DOUBLE PARTICIPLES: STANDARD LANGUAGE, EVALUATION AND WRITTEN DATA. Caderno de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 Jan. 2016.