THE RELATIONSHIP BETWEEN RESEARCH AND TEACHING: THE CHART OF POSSESSIVE PRONOUNS IN PORTUGUESE

Authors

  • Leonardo Lennertz Marcotulio Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Igor Sanches Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Dalila Mendes dos Santos de Assis Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a225

Keywords:

possessives, teaching of Portuguese, didactic material

Abstract

The aim of this article is to investigate the relationship between research and teaching, concerning the rearrangements operated in the chart of possessive pronouns,  observing in which way sociolinguistic studies have been applied to the teaching of Portuguese through the didactic material prepared for High School and the courses of Portuguese as a Foreign Language.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo Lennertz Marcotulio, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil, professor Adjunto do Departamento de Letras Vernáculas da Faculdade de Letras e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Letras Neolatinas da mesma instituição. É coordenador de projetos de pesquisa sobre as reorganizações do quadro pronominal na história de línguas ibero-românicas como o português, o galego e o espanhol.

Igor Sanches Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduando em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. É aluno de Iniciação Científica e se dedica ao estudo do quadro pronominal do português e da relação entre ensino e pesquisa do português como língua materna, mais especificamente no que se refere à variação entre possessivos simples e possessivos perifrásticos. É professor de português e inglês como língua estrangeira.

Dalila Mendes dos Santos de Assis, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras (Português-Literaturas), Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Foi aluna de Iniciação Científica durante o ano de 2013, dedicando-se ao estudo do quadro pronominal do português e da relação entre ensino e pesquisa de português como língua estrangeira, mais particularmente em relação ao sistema de possessivos simples e perifrásticos da segunda pessoa do plural. É professora de português como língua materna e de português como língua estrangeira.

Published

2016-01-13

How to Cite

MARCOTULIO, L. L.; PINHEIRO, I. S.; ASSIS, D. M. DOS S. DE. THE RELATIONSHIP BETWEEN RESEARCH AND TEACHING: THE CHART OF POSSESSIVE PRONOUNS IN PORTUGUESE. Caderno de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 Jan. 2016.