THE REFERENCE IN SEMANTIC STUDIES

Authors

  • Luiz Francisco Dias UFMG
  • Priscila Brasil Gonçalves Lacerda UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2013n47a329

Keywords:

reference, referentiation, enunciation.

Abstract

The reference has been treated in semantic studies through many approaches. All these approaches conceive it in a relation between an element belonging to the linguistic order and something that works as its counterpart. Some perspectives concerning the nature of referential relation are presented in this paper, which aims to show that it is the nature of the counterpart that determines the substantial contrasts among the different views regarding reference.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Francisco Dias, UFMG

Doutor em linguística pela UNICAMP (1995). Tem experiência na área de linguística, com ênfase em Semântica, atuando principalmente com os seguintes temas: relação semântica e sintaxe, enunciação e gramática, ensino do português e história das ideias linguísticas. É autor do livro Os sentidos do idioma nacional e organizador da obra Texto, escrita, interpretação: ensino e pesquisa. Publicou ainda 23 artigos em periódicos especializados e 23 capítulos de livros. Já orientou 16 dissertações de mestrado e duas teses de doutorado. Atua na graduação e na pós-graduação como professor Associado IV e pesquisador na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi Secretário-Executivo da ABRALIN e membro titular do Conselho Deliberativo da ANPOLL. Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa do CNPQ.

Priscila Brasil Gonçalves Lacerda, UFMG

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG (PosLin/UFMG) e bolsista do CNPq, atualmente desenvolve um projeto sobre adjuntos adverbiais, seguindo a perspectiva de uma sintaxe de bases enunciativas. Possui mestrado na área de Linguística Teórica e Descritiva (2009), também pelo PosLin/UFMG e graduação em Letras Licenciatura português-Frances (2006) pela Faculdade de Letras da UFMG. Suas principais publicações estão na área de sintaxe e semântica, desenvolvendo reflexões sobre as implicações da enunciação na configuração da estrutura linguística e na constituição da referência no âmbito da sentença. Além disso, possui experiência como docente na área de ensino do português, como língua materna e como língua estrangeira.

Published

2013-12-30

How to Cite

DIAS, L. F.; LACERDA, P. B. G. THE REFERENCE IN SEMANTIC STUDIES. Caderno de Letras da UFF, v. 23, n. 47, 30 Dec. 2013.

Issue

Section

Other Themes