Fantasmas de um vivo futuro: memória e história em depois dos últimos dias, de Christoph Marthaler

Autores

  • Artur Sartori Kon Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2020n60a752

Palavras-chave:

teatro contemporâneo, estética e política, teatro alemão

Resumo

Analisando o espetáculo teatral Depois dos últimos dias, criado pelo encenador suíço Christoph Marthaler para a Trienal de Ruhr em 2019, almejamos apresentar uma possível abordagem do tempo cênico para além do presente dramático, da história como narrativa épica ou da memória individual: um tempo assombrado por fantasmas vindos do passado, mas também, talvez surpreendentemente, do presente e do futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Artur Sartori Kon, Universidade de São Paulo

Mestre e doutorando pelo Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/ USP). Pesquisa em andamento na linha de Estética e Filosofia da Arte com orientação do Prof. Dr. Celso Favaretto. Estágio sanduíche na Universidade de Frankfurt, com orientação do Prof. Dr. Christoph Menke. Bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), processo nº 2018/24775-5.

Referências

ADORNO, Theodor. O que significa elaborar o passado. In: Educação e Emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
_________________. Teoria Estética. Lisboa: Edições 70, 1993.
AGAMBEN, Giorgio. O que resta de Auschwitz: o arquivo e o testemunho [Homo Sacer III]. São Paulo: Boitempo, 2008.
BARNETT, David. Christoph Marthaler: The Musicality, Theatricality and Politics of Postdramatic Direction. In: DELGADO, Maria M. e REBELLATO, Dan (eds.). Contemporary European Theatre Directors. Abingdon: Routledge, 2010, p. 185-203.
BROWN, Wendy. ‘Specters and Angels: Benjamin and Derrida”. In: Politics out of history. Princeton: Princeton University Press, 2001, 138-174.
CARLSON, Marvin. Theatre Is More Beautiful Than War: German Stage Directing in the Late Twentieth Century. Iowa City: University of Iowa Press, 2009
CARP, Stefanie. Nach den letzten Tagen: ein Spätabend (programa da peça). Bochum: Kultur Ruhr, 2019.
_____________. Berlin – Zürich – Hamburg: Texte zu Theater und Gesellschaft. Berlim: Theater der Zeit, 2007.
DERRIDA, Jacques. Espectros de Marx: o Estado da dívida, o trabalho e a Nova Internacional. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1994.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Sobrevivência dos vagalumes. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2011.
FALENTIN, Andreas. Doppelte Erinnerung. Die deutsche Bühne, https://www.die-deutsche-buehne.de/kritiken/doppelte-erinnerung, 10 de setembro de 2019.
GASPAR, Gabriela. Música conduz King Size. MITsp, março de 2018, https://mitsp.org/2018/musica-conduz-king-size/, 10 de setembro de 2019.
GEISELBERGER, Heinrich (org.). A grande regressão: um debate internacional sobre os novos populismos — e como enfrentá-los. São Paulo: Estação Liberdade, 2019.
GUIMARÃES, Júlia. O avesso da familiaridade. MITsp, março de 2018, https://mitsp.org/2018/o-avesso-da-familiaridade/, 10 de setembro de 2019.
JI, Renan. Bombons para plateias imaginárias. MITsp, março de 2018, https://mitsp.org/2018/bombons-para-plateias-imaginarias/, 10 de setembro de 2019.
JOHNSON, Boris. Africa is a mess but we can’t blame colonialism. The Spectator, julho de 2016, https://blogs.spectator.co.uk/2016/07/boris-archive-africa-mess-cant-blame-colonialism/, 25 de setembro de 2019.
JUNGBLUT, Peter. Alle Menschen werden müder. Klassik.de, https://www.br-klassik.de/aktuell/news-kritik/ruhrtriennale-2019-christoph-marthaler-nach-den-letzten-tagen-kritk-100.html, 20 de setembro de 2019.
LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac & Naify, 2007.
MENKE, Christoph. The sovereignty of art: aesthetic negativity in Adorno and Derrida. Cambridge: The MIT Press, 1998.
MUSCIONICO, Daniele. Murx den Ãœbereuropäer: Christoph Marthaler radikalisiert sich. Neue Zürcher Zeitung, https://www.nzz.ch/feuilleton/marthaler-zeigt-an-der-ruhrtriennale-sein-radikalstes-werk-ld.1503577, 20 de setembro de 2019.
NUNES, Leandro. MITsp: “King Size’ recusa o silêncio da plateia e evoca um musical sobre solidão. Estadão, março de 2018, https://cultura.estadao.com.br/blogs/cafe-teatro/mitsp-king-size-recusa-o-silencio-da-plateia-e-evoca-um-musical-sobre-solidao/, 10 de setembro de 2019.
PRIMAVESI, Patrick. A Theatre of Multiple Voices. Performance Research, 8:1, 61-73, 2003, DOI: 10.1080/13528165.2003.10871910.
SAFATLE, Vladimir. Cinismo e falência da crítica. São Paulo: Boitempo, 2008.
SCHULZ, Susanne. Die Figur im Theater Christoph Marthalers. St Augustin: Gardez! Verlag, 2002.
SEEL, Martin. Standstills in motion: Cinema and elsewhere. In: GÖRLING, Reinhold, GRONAU, Barbara e SCHWARTE, Ludger (eds.). Aesthetics of Standstill. Berlim: Sternberg Press, 2019, 270-283.
___________. Estética del aparecer. Madri: Katz, 2010.
SIEGMUND, Gerald. Theater als Gedächtnis: semiotische und psychoanalytische Untersuchung zur Funktion des Dramas. Tübingen: Narr, 1996.
SMITH, Steve. Radical rage against the machine: Four compositions by Luigi Nono at Frederick Loewe Theater. The New York Times, 19 de fevereiro de 2012, https://www.nytimes.com/2012/02/29/arts/music/four-compositions-by-luigi-nono-at-frederick-loewe-theater.html, 15 de outubro de 2019.
SZONDI, Peter. Teoria do drama moderno (1880-1950). São Paulo: Cosac & Naify, 2001.
TILL, Nicholas. On the Difficulty of Saying “We’: The unheimliche Heimat in the Music Theatre of Christoph Marthaler. Contemporary Theatre Review, 15:2, 219-233, Londres, 2005.
ZUPANČIČ, Alenka. The Apocalypse is (still) disappointing. S: Journal of the Circle for Lacanian Ideology Critique, 10 & 11, 16-30, 2017/18.

Downloads

Publicado

2020-07-16

Como Citar

SARTORI KON, A. Fantasmas de um vivo futuro: memória e história em depois dos últimos dias, de Christoph Marthaler. Cadernos de Letras da UFF, v. 31, n. 60, p. 137-159, 16 jul. 2020.