Poesia proletária ou berreta: trabalho e dinheiro em algumas poetas argentinas contemporâneas

Authors

  • Joaquín Correa UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v31i61.44123

Keywords:

Poesia contemporânea, dinheiro, trabalho

Abstract

Pertencentes a chamada geração dos anos de 1990, os restos da crise argentina que estourou em 2001 podem ser achados nos fundamentos das poéticas de Fernanda Laguna, Cecilia Pavón e Marina Yuszczuk, ora seja a partir do trabalho em Belleza y Felicidad, ora seja a partir das condições precárias de vida. O presente artigo pretende analisar um corpus poético a partir do vínculo nos poemas com o trabalho e o dinheiro para indagar essas consequências.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Joaquín Correa, UFSC

Formado em Letras pela Universidad Nacional de Mar del Plata, na Argentina, possui Mestrado em Literaturas, pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, onde atualmente finaliza seu doutorado na mesma área.

References

AIRA, César. ‘Los poetas del 31 de diciembre de 2001”. El País, 7 de fevereiro de 2002. Disponível em: https://elpais.com/diario/2002/02/09/babelia/1013215161_850215.html. Aceso em: 21 de maio de 2019.
AIRA, César. ‘El método de la lapicera”. El País, 11 de outubro de 2003. Disponível em: https://elpais.com/diario/2003/10/11/babelia/1065829158_850215.html. Aceso em: 21 de maio de 2019.
BAEZA, Federico. ‘Por nada”. In: BORISONIK, Hernán. Soporte: el uso del dinero como material en las artes visuales. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2017. P. 152-163.
DÍAZ, Marcelo. Berreta. Mar del Plata: Goles rosas, 2008.
DÍAZ, Marcelo. Poemas. ClimaCom – A Linguagem da Contingência, ano 6, n. 15, p. 1-4. Agosto de 2019. Disponível em: http://climacom.mudancasclimaticas.net.br/marcelo-diaz-poemas/. Aceso em: 17 de outubro de 2019.
DIDI-HUBERMAN, Georges. ‘Comemorar sobre o fio”. In: _____. Sobre o fio. Tradução Fernando Scheibe. Desterro: Cultura e Barbárie, 2019. p. 25-90.
HAN, Byung-Chul. La sociedad de la transparencia. Tradução Raúl Gabás. Barcelona: Herder, 2013.
HAN, Byung-Chul. La agonía del Eros. Tradução Raúl Gabás. Barcelona: Herder, 2014.
HAN, Byung-Chul. Topología de la violencia. Tradução Paula Kuffer. Barcelona: Herder, 2016.
KAMENSZAIN, Tamara. Una intimidad inofensiva. Los que escriben con lo que hay. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2016.
LAGUNA, Fernanda. He venido a este planeta. In: _____. Control o no control. Poemas 1999-2011. Mansalva: Buenos Aires: 2012. P. 7-36.
LAGUNA, Fernanda. Poesía geométrica. In: _____. Control o no control. Poemas 1999-2011. Mansalva: Buenos Aires: 2012. P. 37-48.
LAGUNA, Fernanda. Ese momento del atardecer que no atardece jamás. In: _____. Control o no control. Poemas 1999-2011. Mansalva: Buenos Aires: 2012. P. 83-96.
LAGUNA, Fernanda. He leído tan poco este año. In: _____. Control o no control. Poemas 1999-2011. Mansalva: Buenos Aires: 2012. P. 97-114.
LAGUNA, Fernanda. El milagro de la nieve. In: _____. Control o no control. Poemas 1999-2011. Mansalva: Buenos Aires: 2012. P. 115-132.
LAGUNA, Fernanda. Si un poema fuera nuestra casa. In: _____. Control o no control. Poemas 1999-2011. Mansalva: Buenos Aires: 2012. P. 167-186.
PALMEIRO, Cecilia. Desbunde y felicidad: De la Cartonera a Perlongher. Buenos Aires: Título, 2010.
PAVÓN, Cecilia. ¿Existe el amor a los animales? In: _____. Un hotel con mi nombre. Buenos Aires: Mansalva, 2012. P. 7-32.
PAVÓN, Cecilia. Virgen. In: _____. Un hotel con mi nombre. Buenos Aires: Mansalva, 2012. P. 33-57.
PAVÓN, Cecilia. Caramelos de Anís. In: _____. Un hotel con mi nombre. Buenos Aires: Mansalva, 2012. P. 73-103.
PAVÓN, Cecilia. Poema robado a Claudio Iglesias. In: _____. Un hotel con mi nombre. Buenos Aires: Mansalva, 2012. P. 105-116.
PAVÓN, Cecilia. Hoy vi un cuadro. In: _____. Un hotel con mi nombre. Buenos Aires: Mansalva, 2012. P. 117-132.
PORRÚA, Ana. ‘Notas sobre a recente poesia argentina e suas antologias”. Babel. Revista de Poesia, Tradução e Crítica, n. 5, p. 118-129, 2002.
PORRÚA, Ana. ‘Contratapa a Berreta, de Marcelo Díaz”. In: DÍAZ, Marcelo. Berreta. Mar del Plata: Goles rosas, 2008.
STEGMAYER, María. ‘Bajo el signo de Venus: deseo, amistad, política en la Argentina post-2001”. In: BORISONIK, Hernán. Soporte: el uso del dinero como material en las artes visuales. Buenos Aires: Miño y Dávila, 2017. P. p. 136-151.
VILLA, Javier. ‘Final y felicidad”. adn Cultura, La Nación, 29 de dezembro de 2007. Disponível em: http://www.lanacion.com.ar/nota.asp?nota_id=974095 Aceso em: 6 de dezembro de 2019.
YUSZCZUK, Marina. Lo que la gente hace. Buenos Aires: Blatt & Ríos, 2012.
YUSZCZUK, Marina. La ola de frío polar. Buenos Aires: Gog y Magog Ediciones, 2015.

Published

2020-12-15

How to Cite

CORREA, J. Poesia proletária ou berreta: trabalho e dinheiro em algumas poetas argentinas contemporâneas. Caderno de Letras da UFF, v. 31, n. 61, p. 100-119, 15 Dec. 2020.