Se a aula é de poesia, que tal uma experiência literária com o poetry slam?
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v31i61.44159Keywords:
literatura, linguagem, estudos de literaturaAbstract
A importância da poesia para o desenvolvimento do ser e da sociedade é consenso no meio educacional, entretanto, pesquisas (PINHEIRO, 2007; GEBARA, 2002, dentre tantas outras) certificam a pouca expressividade do seu ensino para a formação literária dos alunos. Em face dessa constatação, e sem a intenção de negar o valor do cânone ou reverberar uma discussão já recorrente a seu respeito, nosso objetivo é, de maneira geral, refletir sobre o corpus de produções líricas selecionado pela escola, o qual concordamos que precisa ser ampliado. Para isso, como alternativa para um trabalho significativo com a poesia em sala de aula, apresentamos o Poetry Slam, que nos últimos anos vem ganhando espaço na esfera de manifestações literárias orais, por meio das suas chamadas ‘batalhas” de poesias faladas, nas quais os autores declamam de maneira performática seus textos, no tempo de três minutos, sem o uso de recursos cênicos. Considerando a viabilidade do ensino do slam, sob a ótica do letramento literário propomos uma sequência básica, elaborada a partir dos pressupostos de Cosson (2014) e passível de aplicação no Ensino Médio, que, dentre outras possibilidades, resulte no combate ao racismo e empoderamento individual dos alunos.Downloads
References
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 6. ed. Rio de Janeiro: Outro sobre azul, 2017. p. 171-193.
COSSON, Rildo. Letramento Literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2014.
D’ALVA, Roberta Estrela. Um microfone na mão e uma ideia na cabeça – o poetry slam entra em cena. Synergies Brésil. n. 9, p. 119-126, 2011.
DANTAS, Lucimar Américo. Poetry Slam: uma experiência com a linguagem poética e seus vínculos com a cultura e a vida. 2019. 265f. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Uberlândia, Programa de Pós-graduação em Letras (PROFLETRAS), Uberlândia, 2019.
ELIOT, Thomas Stearns. A função social da poesia. In:______. A essência da poesia: estudos & ensaios. Trad. Maria Luiza Nogueira. Rio de Janeiro: Artenova, 1972. p. 28-43.
FAILLA, Zoara (org.). Retratos da leitura no Brasil 4. Rio de Janeiro: Sextante, 2016.
GEBARA, Ana Elvira Luciano. O poema, um texto marginalizado. In: BRANDÃO, Helena. et al. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. 4. ed. v. 2. São Paulo: Cortez, 2002. p. 143-166.
GRASSI, Marilu. Uma sequência didática do gênero poema: desafios e possibilidades para o letramento literário. 2015. 110 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Letras, Cascavel, 2015.
MARTHA, Alice Áurea Penteado. Literatura infantil: a poesia. In: FERREIRA, E. A. G. R. et. al. (org.). Formação de mediadores de leitura: módulos 1 e 2. Assis: ANEP, 2015. p. 115-130.
MIRANDA, Claudia de Azevedo. Aubervilliers e cooperativa: o olhar pós-urbano da periferia sobre a cidade. 2015. 122 f. Dissertação (Mestrado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2015.
MOISÉS, Carlos Felipe. Poesia não é difícil: introdução à análise do texto poético. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1996.
NEVES, Cynthia Agra de Brito. Slams: letramentos literários de reexistência ao/no mundo contemporâneo. Linha D’Água, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 92-112, out. 2017.
OLIVEIRA, Rejane Pivetta de. Literatura marginal: questionamentos à teoria literária. Ipotesi, Juiz de Fora, v. 15, n. 2 – Especial, p. 31-39, jul/dez/ 2011.
PAIXÃO, Fernando. O que é poesia. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1984.
PINHEIRO, Hélder. Poesia na sala de aula. Campina Grande: Bagagem, 2007.
SÃO PAULO (Estado). Proposta Curricular do Estado de São Paulo: linguagens, códigos e suas tecnologias; Coord. geral: Maria Inês Fini; Coord. de área: Alice Vieira. 2. ed. São Paulo: Secretaria da Educação, 2011.
SANTOS, Sandro Prado. Diálogos contra o racismo: o valor da diferença. Portal do Professor, 10 dez. 2009. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15375>. Acesso em: 12 maio 2020.
SOUZA, Renata Junqueira de; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. São Paulo: UNESP/UNIVESP, 2013, p. 101-107. Disponível em: http://www.acervodigital. unesp.br/bitstream/123456789/40143/1/01d16t08.pdf. Acesso em: 28 maio 2020.
STELLA, Marcello Giovanni Pocai. A batalha da poesia: o slam da Guilhermina e os campeo¬natos de poesia falada em São Paulo, Ponto Urbe – Revista do núcleo de antropologia urbana da USP, São Paulo, n. 17, p. 1-18, dez 2015.
VIANA, Lidiane. Poetry slam na escola: embate de vozes entre tradição e resistência. 2018. 165 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2018.
WALTY, Ivete. Reflexões sobre a poesia. In: PAULINO, G.; WALTY, I. (org.). Teoria da Literatura na Escola. Belo Horizonte: Editora Lê, 1994. p. 85-93.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Caderno de Letras da UFF
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
I authorize Cadernos de Letras da UFF to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original, that it was not submitted to any other editor for publication, and I sign the present declaration attesting the truth of all its contents.
The copyright of the works published at the virtual space of the Cadernos de Letras da UFF are automatically entitled to Cadernos de Letras da UFF. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Cadernos de Letras da UFF is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).