Narrar o deserto: experiências latino-americanas
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2020n60a824Abstract
O presente artigo aborda o cinema documental do diretor chileno Patricio Guzmán como exemplo de construção narrativa latino-americana que revisa contemporaneamente modelos estéticos e epistemológicos instituídos no Ocidente moderno. A partir do referencial teórico dos estudos decoloniais, explora-se o caráter polissêmico da categoria de deserto no filme La nostalgia de la luz (2010) a fim de expor a origem colonial da concepção de vazios ocupacionais associada, no continente americano, ao deserto, aos desertões, ao sertão e implicada em processos violentos de apagamento de existências e histórias. Por fim, discute-se como experiências narrativas como o filme documentário de Guzmán têm contribuído para o estabelecimento de visões alternativas àquelas fundadas na separação entre natureza e cultura.
Palavras-chave: Decolonialidade. Natureza. Deserto. Narrativa. Cinema latino-americano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
I authorize Cadernos de Letras da UFF to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original, that it was not submitted to any other editor for publication, and I sign the present declaration attesting the truth of all its contents.
The copyright of the works published at the virtual space of the Cadernos de Letras da UFF are automatically entitled to Cadernos de Letras da UFF. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Cadernos de Letras da UFF is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).