Potencialidades do conceito de isotopia no estudo da linguagem visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v33i64.48165

Resumo

A abordagem das manifestações visuais como linguagem costuma buscar embasamento em fenômenos similares na linguagem verbal, por existir mais larga tradição de estudos e maior produção acadêmica neste âmbito. Os estudos da Semiótica Discursiva realizados por A. J. Greimas e seus colaboradores desenvolveram diversos conceitos que, embora inicialmente concebidos tendo em vista apenas a linguagem verbal, puderam ser posteriormente alargados para contribuírem também aos estudos das demais linguagens. Um dos conceitos semióticos que vem sendo examinado sobretudo em textos verbais é o de “isotopia”, o qual, em suas definições iniciais, diz respeito à recorrência de categorias sêmicas ao longo de um texto. Este ensaio consiste em uma compilação de definições, princípios e características gerais do conceito de isotopia, com base no exame bibliográfico de suas sucessivas definições propostas por semioticistas ao longo do tempo. Visamos compreender até que ponto as formulações já contemplam ou não a possibilidade do estudo das isotopias em linguagens várias, podendo assim tal conceito servir à pesquisa da visualidade e das leituras intertextuais, com vistas ao ensino das artes visuais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marc Barreto Bogo, PUC-SP/UNILIM

Doutorando em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, em co-tutela com Université de Limoges (França). Mestre em Comunicação e Semiótica (PUC São Paulo, 2014) e Bacharel em Design Gráfico (UDESC, 2010). Pesquisador no Centro de Pesquisas Sociossemióticas (CPS) e no Centre de Recherches Sémiotiques (CeReS).

Sandra Ramalho e Oliveira, UDESC

Mestre em Educação pela UFRGS (1986) e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo (1998), com pós-doutoramento na França, em Semiótica Visual (2002). Pesquisadora e professora da UDESC, atua na Graduação, Mestrado e Doutorado em Artes Visuais. Autora de Imagem também se lê (2005; 2009), Moda também é texto (2007), Sentidos à mesa: saberes além dos sabores (2010) e Diante de uma Imagem (2010).

Downloads

Publicado

2022-08-09

Como Citar

BARRETO BOGO, M.; RAMALHO E OLIVEIRA, S. . Potencialidades do conceito de isotopia no estudo da linguagem visual. Cadernos de Letras da UFF, v. 33, n. 64, 9 ago. 2022.