Da esperança à desesperança
Uma análise discursiva de uma reportagem do programa Fantástico
DOI:
https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v34i66.55318Abstract
O objetivo desse trabalho é analisar o processo discursivo em funcionamento em uma matéria do programa Fantástico, e, deste modo, refletir sobre quais sentidos são produzidos/determinados, o que está sendo dito e o que não está sendo dito. Em uma perspectiva da Análise de Discurso materialista, são mobilizadas noções como de historicidade, de memória discursiva, de silenciamentos e de esquecimentos, bem como os estudos acerca do discurso jornalístico. Essa análise é, ainda, permeada por uma discussão acerca da educação e da esperança na mídia, considerando as desigualdades de acesso a condições dignas de estudo, às tecnologias e a romantização da precariedade no ensino. Desta forma, pode-se perceber, a partir do corpus analisado, o quanto o discurso jornalístico, para muito além de uma ideia de neutralidade, é, como qualquer outro discurso, atravessado/constituído pelo processo sócio-histórico e afetado pela ideologia e pelo inconsciente. Percebe-se também como os silenciamentos e apagamentos trabalham na produção de sentidos e, como isso, que um olhar discursivo pode desnaturalizar esses sentidos, pensar esse discurso fora da obviedade, compreendendo os em relação com a exterioridade da língua, isto é, pensando o nível linguístico, o nível discursivo e o nível sócio-histórico.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Caderno de Letras da UFF
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
I authorize Cadernos de Letras da UFF to publish the paper of my authorship/responsibility that I now submit, in case it is accepted for online publication.
Moreover, I declare that this contribution is original, that it was not submitted to any other editor for publication, and I sign the present declaration attesting the truth of all its contents.
The copyright of the works published at the virtual space of the Cadernos de Letras da UFF are automatically entitled to Cadernos de Letras da UFF. Their total or partial reproduction is conditioned to the authors' citations and publication data.
Cadernos de Letras da UFF is licensed under a Creative Commons - Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0).