Podcast episode production with the use of artificial intelligence via multiliteracies workshop.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63603

Keywords:

Podcast, Artificial Intelligence, Multiliteracies workshop, Argumentation

Abstract

Contemporary technological advances have transformed social practices in different spheres of human activity. Thus, digital culture, boosted by the popularization of the internet, also requires the reinvention of school practices, and this can be made possible by mobilizing multiliteracy practices, including the use of Artificial Intelligence (AI). Based on this assumption, this article aims to analyze the process of producing a podcast episode using AI via a multiliteracies workshop. This production was based on an echoed question in the media and some classrooms: "with the use of AI in school activities, do students tend to diminish their critical and creative potential?". An exploratory, qualitative, and interpretative study of a selection of data from a doctoral research project (under development) was carried out to answer this question. It is theoretically and methodologically based on Applied Linguistics, sociocultural literacy studies, Multiliteracies Pedagogy, and the teaching of argumentation as an emancipatory social practice. The results show that, in the process of producing this episode, the student-authors appropriated multiliteracy skills related to digital culture and argumentation and critically and creatively used AI to prove that human intelligence is superior to it. It follows that, contrary to common sense, AI can be configured as a relevant multimedia artifact for the development of school practices that are more in line with what is experienced beyond school.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Glícia Azevedo, UFRN/PPgEL

Graduada em Letras (Línguas Portuguesa e Inglesa) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especialista em leitura e produção de textos e mestre em Letras também pela UFRN, doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas. Atualmente, é professora associada da UFRN, atuando, na graduação, no Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCT), e em dois programas de pós-graduação, a saber: Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPgEL) e Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras) da UFRN. No ProfLetras, atualmente, exerce a função de coordenadora da unidade de Natal/RN. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, pesquisando principalmente os seguintes temas: letramento, letramento digital, formação de professores, ensino-aprendizagem de língua materna e língua inglesa, produção de material didático impresso e digital, recursos educacionais digitais, formação linguística na área de Ciências e Tecnologia e, mais recentemente, usos da Inteligência Artificial no processo de ensino-aprendizagem.

Rômulo Albuquerque, UFRN/PPgEL

Mestrando em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPgEL/UFRN), na linha de pesquisa Letramentos e Contemporaneidade, e membro dos grupos de pesquisa Letramento e Etnografia (UFRN) e FORMLI - Formação de Professores, Multiletramentos e Identidades (UNISINOS). Graduado em Letras - Inglês (Licenciatura) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui experiência como professor de língua inglesa, tendo lecionado no Núcleo de Línguas e Culturas da UFPE (NLC UFPE), no Colégio de Aplicação da UFPE (CAp UFPE), no Idiomas sem Fronteiras da UFPE (NucLi IsF) e na Coordenação de Línguas para Internacionalização da Diretoria de Relações Internacionais da UFPE (CLING-DRI-UFPE), onde também desempenhou o papel de supervisor pedagógico. No ensino superior, atuou como professor-estagiário na Escola de Ciências e Tecnologia da UFRN (ECT/UFRN), no componente curricular Prática de Leitura em Inglês (PLI). Além disso, ministrou minicursos para Secretarias de Educação de Pernambuco e do Rio Grande do Norte, focados na formação de professores. Atualmente, seus interesses de pesquisa incluem Multiletramentos, Metodologias de Ensino de Língua Inglesa, Metodologias Ativas, Tecnologias Digitais de Comunicação e Informação no Ensino de Línguas, Recursos Educacionais Digitais, Inteligência Artificial e Formação de Professores.

Published

2024-12-30

How to Cite

PRAXEDES, D.; AZEVEDO, G.; ALBUQUERQUE, R. Podcast episode production with the use of artificial intelligence via multiliteracies workshop. Caderno de Letras da UFF, v. 35, n. 69, 30 Dec. 2024.