Sobre a Revista

Foco e Escopo

Serão aceitos somente trabalhos inéditos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que contribuam para o debate na área de Letras e Linguística. Artigos redigidos em espanhol, francês ou inglês poderão ser recebidos para avaliação. Nesse caso, o primeiro resumo será obrigatoriamente em português.

Processo de Avaliação pelos Pares

Os textos recebidos são encaminhados, em caráter duplo-cego, a dois pareceristas do Conselho Editorial e a pareceristas ad hoc, especialistas na área ou tema dos estudos, de modo a manter e a garantir a isenção de julgamento, este sempre pautado no mérito acadêmico. Em caso de divergência na avaliação, o texto é encaminhado a um terceiro avaliador, responsável pelo resultado final. Na avaliação de artigos e resenhas, são considerados os seguintes quesitos: adequação ao tema da revista; originalidade da reflexão; relevância para a área de estudo; atualização bibliográfica; objetividade e clareza de expressão e utilização de linguagem técnico-científica.

Periodicidade

Cadernos de Letras da UFF é um periódico semestral.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

A revista não cobra encargos para submissão, nem para o processamento e publicação dos artigos (APCs).

Funcionamento e Gestão

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

INSTITUTO DE LETRAS

DECISÃO N. 2/2015

O Colegiado de Unidade do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense, no uso de suas atribuições, decide alterar a decisão 1/2005 sobre os Cadernos de Letras do IL UFF, constituindo novo conjunto de normas que passarão a reger o referido periódico científico:

 

NORMAS DOS CADERNOS DE LETRAS DA UFF

1. A revista Cadernos de Letras da UFF é periódico científico do Instituto de Letras da UFF, com acesso somente eletrônico, livre e gratuito.

2. A periodicidade dos Cadernos de Letras da UFF é semestral.

3. A Direção e a Coordenação dos Cadernos de Letras são exercidas por uma dupla de Editores (Editor e Coeditor) e por um Conselho Editorial, assessorados por um Conselho Consultivo e Equipe Técnica.

4. A dupla de Editores é constituída pelo (a) Vice-Diretor(a) do Instituto de Letras como Editor(a) e pelo(a) Diretor(a) do Instituto de Letras, como Coeditor, com prazo de atuação correspondente ao período de gestão do Instituto de Letras.

5- O Conselho Editorial éconstituído pelo Editor, exercendo a presidência desse Conselho, e três conselheiros oriundos dos três Departamentos integrantes do IL da UFF, na proporção de um docente para cada Departamento. Esses conselheiros atuam por dois anos, podendo haver recondução pelo Departamento de cada um por mais um período de dois (2) anos.

6- Na ausência ou afastamento do Presidente do Conselho Editorial, a função éexercida pelo Coeditor e, na sua igual ausência ou afastamento, pelo membro do Conselho Editorial que tenha matrícula mais antiga no Instituto de Letras da UFF.

7- Caberá aos Editores e ao Conselho Editorial propor e executar a política editorial pertinente ao periódico Cadernos de Letras da UFF, de acordo com seus objetivos acadêmicos.

8- O Conselho Consultivo éconstituído por vinte (20) docentes, sendo seis (6) pesquisadores de reconhecimento nacional, oriundos dos três Departamentos do IL, na proporção de dois para cada Departamento e catorze (14) docentes / pesquisadores externos, oriundos de Instituições brasileiras e estrangeiras de reconhecida excelência. Esses membros externos devem ser pesquisadores de reconhecida importância na Área de Letras e Linguística.

9- Caberá aos Editores e Conselho Editorial determinar as chamadas anuais, definir a organização dos números e avaliar toda matéria a ser publicada, deliberando a respeito de sua relevância, pertinência e contribuição teórica, científica e pedagógica, indicando ainda pareceristas dentre os membros do Conselho Consultivo ou outros pareceristas ad quo, em sistema duplo-cego de leitura e avaliação.

10- Caberá à Equipe Técnica, chefiada pelo Editor, realizar os procedimentos necessários à revisão do material a ser publicado, normalização, diagramação e veiculação no site eletrônico dos Cadernos de Letras, cumprindo os prazos estabelecidos pelos Editores e Conselho Editorial.

11- Os Cadernos de Letras da UFF destinam-se a publicar produção científica relativa à área de Letras e Linguística, em diálogo disciplinar e/ou interdisciplinar e comparativo.

12- A chamada para recepção de textos a serem avaliados será semestral e realizada de maneira pública e ampla. Deverá ser acompanhada obrigatoriamente das normas de submissão e indicação dos prazos-limite para recepção em termos de ‘Dossiê”. Para a seção ‘Vária”, o fluxo de recepção é contínuo.

13- A submissão de matéria a ser publicada nos Cadernos de Letras é livre e gratuita, devendo, porém, seguir as normas de submissão divulgadas em seu site e responder às chamadas semestrais e/ou às seções do periódico: dossiê temático, vária e resenhas. É possível submeter à avaliação entrevistas e traduções de textos acadêmicos, de acordo com a política editorial do periódico.

14-Estas normas gerais dos Cadernos de Letras do IL da UFF poderão ser modificadas a qualquer momento, em parte ou na íntegra, a pedido dos Editores ao Colegiado de Unidade do Instituto de Letras da UFF, em reunião ordinária.

15- Os casos omissos serão submetidos ao Colegiado de Unidade do IL da UFF para deliberação final.

 

Niterói, UFF / EGL, 09 DE SETEMBRO DE 2015

Fontes de Apoio

Este periódico tem o suporte do Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense e seus três Departamentos: Letras Clássicas e Vernáculas (GLC), Letras Estrangeiras (GLE) e Ciências da Linguagem (GCL).

Histórico do periódico

O periódico Cadernos de Letras da UFF existe desde 1990, quando foi criado como meio de divulgação de trabalhos científicos realizados no âmbito dos Departamentos do Instituto de Letras da UFF. Nascido do esforço da gestão dos Professores Roberto Acízelo e Lucia Teixeira (Diretor e Vice-Diretora do Instituto de Letras – 1986/1990), os Cadernos de Letras da UFF, além de veicularem textos relativos à reflexão e à pesquisa de professores e alunos do Instituto, abriram espaço para a recepção de artigos oportunos, em momentos de discussão interna e externa da área de Letras e Lingüística.

Em 2005, na gestão das Professoras Livia Reis e Mario Lugarinho (Diretora e Vice-Diretor do Instituto de Letras – 2003/2007), promoveu-se uma ampla reformulação na política editorial do periódico. A partir de então, o periódico passou a contar com uma Comissão Editorial, constituída pelo Vice-Diretor (Presidente da Comissão) e por três Conselheiros indicados pelos três Departamentos que compõem o Instituto de Letras da UFF, e com um Conselho Consultivo (formado por professores pesquisadores de reconhecida importância do Instituto de Letras da UFF e de outras Universidades nacionais e estrangeiras). Progressivamente, os Cadernos de Letras da UFF intensificaram a colaboração de quaisquer membros da comunidade acadêmica nacional ou internacional, desde que seus trabalhos, submetidos à avaliação da Comissão Editorial e/ou do Conselho Consultivo em termos de relevância, pertinência e consistência teórica, científica e pedagógica, tivessem sua publicação recomendada. Com a reformulação de sua política editorial, o periódico buscou a publicação de temas instigantes de interesse acadêmico mais geral e suscitadores de reflexão e amplo debate.

A partir de 2008, na gestão então das Professoras Livia Reis (Diretora) e Jussara Abraçado (Vice-Diretora – 2008/2011)), foi criada a versão eletrônica dos Cadernos de Letras da UFF e redefinida a composição do periódico, que passou a ter as seguintes seções: 1-Dossiê, destinada ao desenvolvimento temático do número da revista e constituída de uma entrevista e artigos; 2- Cotidiano (atualmente intitulada Vária), com artigos de tema livre e 3- Resenhas e outras matérias de interesse, como traduções. Nos anos seguintes, foi sofrendo alterações pontuais para sua maior qualificação e eficiência como fonte de pesquisa e de produção teórico-analítica, sedimentando sua contribuição crítica.

Desde o segundo semestre de 2014, com seu número 49, os Cadernos de Letras da UFF participam do OJS (Open Journal Systems), o que fortaleceu sua veiculação e ampliou o alcance de leitura. Chegando ao seu número 50, em julho de 2015, a revista Cadernos de Letras da UFF garante a vitalidade de sua trajetória e se afirma como periódico acadêmico de tradição, sempre pronto a se renovar para ir mais longe em sua missão de contribuir efetivamente para a produção de conhecimento científico na Área de Letras e Linguística.