PARA UMA NOVA DESCRIÇÃO DA SINTAXE DO “PORTUGUÊS PADRÃO’

Autores

  • Maria Eugenia Lammoglia Duarte Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2015n51a214

Palavras-chave:

escrita padrão, gramática da fala, gramática da escrita

Resumo

Este artigo retoma a proposta de Perini (1985), segundo a qual era urgente uma nova descrição da gramática do português padrão ou escrito, feita à luz de estudos linguísticos e de dados reais da gramática, que aparecem na literatura técnica e jornalística. Com base em alguns resultados sobre a escrita contemporânea, mostraremos que essa descrição deve levar em conta seu caráter variável, que mistura traços da gramática do PE e do PB.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugenia Lammoglia Duarte, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Santa Marcelina (1969), mestre em Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1986) e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente é Professor Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Sociolinguística e Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente em estudos de variação e mudança sintática envolvendo o sistema pronominal das gramáticas do português em suas modalidades falada e escrita. Participa dos projetos PEUL (Programa de Estudos sobre o uso da língua) - fala popular, NURC-RJ - fala culta, PHPB (Para a história do português brasileiro) e România Nova. Os projetos desenvolvidos com o apoio do CNPq e os trabalhos orientados têm utilizado amostras sincrônicas e diacrônicas do PB (para investigações no âmbito do PEUL, NURC e PHPB), do PE, com amostras recolhidas pertencentes ao Corpus de Referência do Português Fundamental e do Projeto Concordância. e, mais recentemente, do espanhol peninsular e americano, com vista a estudos comparativos no âmbito do projeto România Nova, coordenado no Brasil por Mary A. Kato.

Downloads

Publicado

2016-01-13

Como Citar

DUARTE, M. E. L. PARA UMA NOVA DESCRIÇÃO DA SINTAXE DO “PORTUGUÊS PADRÃO’. Cadernos de Letras da UFF, v. 25, n. 51, 13 jan. 2016.