Popularização e interação online: a inclusão do público nos TEDx Talks
DOI:
https://doi.org/10.22409/0jv2p639Palavras-chave:
pronomes inclusivos, arquivamento online, Discurso Especializado, espaço interacional, estratégias comunicativasResumo
O estudo aqui apresentando investiga as estratégias discursivas utilizadas nos TEDx Talks para construir um espaço interacional que reconhece e envolve o interlocutor, em um contexto de comunicação monológica e digital. Os TEDx Talks constituem um cybergenre inovador voltado para a popularização do Discurso Especializado, que decorre da organização e da transmissão de um texto multicódigo em um formato digital. Nesses textos divulgatívo, os processos de configuração e exposição textual, de edição do produto audiovisual e as possibilidades de arquivamento online podem influenciar a popularização e a recepção do conteúdo. Este trabalho, realizado no contexto da pesquisa de doutorado da autora, adota ume perspectiva teoria multidisciplinar, combinando conceitos ligados ao funcionalismo, à sociolinguística e à linguística textual. Exploramos como o uso de pronomes inclusivos nos TEDx Talks pode facilitar o envolvimento do público no processo de comunicação. Focando nas formas pronominais de 1PP, a pesquisa investiga o impacto da presença (ou ausência) do público na construção desse espaço interacional. A hipótese central sugere que a presença física da audiência pode afetar o uso de elementos linguísticos que sinalizam inclusão, enquanto a ausência de público pode levar a uma redução no emprego dessas formas. Observando os dados, não comprovamos por completo a hipótese inicial e sugerimos que exista um mecanismo comunicativo compensatório, pelo qual os oradores enfatizam a inclusão dos espectadores não fisicamente presentes, por meio de pronomes com valores generalizantes ou determinados.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




