Popularização e interação online: a inclusão do público nos TEDx Talks

Autores

  • Martina Desantis Universidade Federal Fluminense - Università degli Studi Roma Tre

DOI:

https://doi.org/10.22409/0jv2p639

Palavras-chave:

pronomes inclusivos, arquivamento online, Discurso Especializado, espaço interacional, estratégias comunicativas

Resumo

O estudo aqui apresentando investiga as estratégias discursivas utilizadas nos TEDx Talks para construir um espaço interacional que reconhece e envolve o interlocutor, em um contexto de comunicação monológica e digital. Os TEDx Talks constituem um cybergenre inovador voltado para a popularização do Discurso Especializado, que decorre da organização e da transmissão de um texto multicódigo em um formato digital. Nesses textos divulgatívo, os processos de configuração e exposição textual, de edição do produto audiovisual e as possibilidades de arquivamento online podem influenciar a popularização e a recepção do conteúdo. Este trabalho, realizado no contexto da pesquisa de doutorado da autora, adota ume perspectiva teoria multidisciplinar, combinando conceitos ligados ao funcionalismo, à sociolinguística e à linguística textual. Exploramos como o uso de pronomes inclusivos nos TEDx Talks pode facilitar o envolvimento do público no processo de comunicação. Focando nas formas pronominais de 1PP, a pesquisa investiga o impacto da presença (ou ausência) do público na construção desse espaço interacional. A hipótese central sugere que a presença física da audiência pode afetar o uso de elementos linguísticos que sinalizam inclusão, enquanto a ausência de público pode levar a uma redução no emprego dessas formas. Observando os dados, não comprovamos por completo a hipótese inicial e sugerimos que exista um mecanismo comunicativo compensatório, pelo qual os oradores enfatizam a inclusão dos espectadores não fisicamente presentes, por meio de pronomes com valores generalizantes ou determinados.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

Popularização e interação online: a inclusão do público nos TEDx Talks. Cadernos de Letras da UFF, Brasil, v. 36, n. 70, p. 140–159, 2025. DOI: 10.22409/0jv2p639. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernosdeletras/article/view/67099. Acesso em: 5 dez. 2025.