Ciências da Linguagem e Inteligência Artificial
conceitos introdutórios da tecnologia de propósito geral - ChatGPT
DOI:
https://doi.org/10.22409/a689ay11Resumo
O objetivo deste artigo é apresentar aspectos introdutórios sobre Inteligência Artificial (IA), especificamente a tecnologia de propósito geral ChatGPT, para cientistas e acadêmicos (as) que estão iniciando estudos que interseccionam as Ciências da Linguagem e IA. Diferentemente de outros trabalhos que partem de especialistas do campo da IA, este trabalho, apesar de trazer uma linguagem técnica, busca descrever e exemplificar os conceitos e as funcionalidades a partir do olhar de uma cientista da linguagem. Nas subseções, distinguem-se conceitos básicos como IA, robôs (mecânicos e virtuais) e apresenta-se o que é e como funciona o ChatGPT, no processamento de texto. Diante das mudanças sociais, científicas e tecnológicas, é importante que as Ciências da Linguagem promovam estudos sobre a linguagem e IA, especialmente, porque envolve seu objeto central: a linguagem. Assim, este artigo pode contribuir para a compreensão da IA, a fim de que mais pesquisas multi, inter e transdisciplinares sejam desenvolvidas tanto na área de Linguística, quanto de Literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cadernos de Letras da UFF

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam em Cadernos de Letras concordam com os seguintes termos:
Os autores mantêm os direitos e cedem à revista o direito à primeira publicação, simultaneamente submetido a uma licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0, que permite o compartilhamento por terceiros com a devida menção ao autor e à primeira publicação pela Cadernos de Letras.
Os autores podem entrar em acordos contratuais adicionais e separados para a distribuição não exclusiva da versão publicada da obra (por exemplo, postá-la em um repositório institucional ou publicá-la em um livro), com o reconhecimento de sua publicação inicial na Cadernos de Letras.




