Que África se inscreve e se ensina no Brasil?
Resumo
O presente texto é tributário do debate historiográfico e pedagógico para a produção do conhecimento histórico no e sobre o continente africano. Nesse sentido, almejamos por um lado, refletir os desafios metodológicos, teóricos e epistemológicos para a pesquisa e produção historiográfica sobre a África, problematizando a visão eurocêntrica sobre o continente, e por outro, debater como o conhecimento histórico produzido corrobora para o trabalho pedagógico no campo da Educação das Relações Étnico-Raciais e Ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-02-05
Como Citar
Santos, L. F. dos. (2019). Que África se inscreve e se ensina no Brasil?. Revista Cantareira, (25). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/27929
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre