Processos de modernização do Brasil e a capitania de Minas Gerais nas últimas décadas da colonização: uma análise fiscal (1780-1808)

Autores

  • Thaiz Barbosa Freitas

Resumo

Os processos de modernização do Brasil e suas análises, em grande parte, remontam o período colonial, seja para entender as características da colonização portuguesa e as questões que levaram a independência, seja para compreender como tais relações mudaram ao longo tempo, principalmente a partir do reformismo dos setecentos, e como impactaram na formação de um Estado Nacional brasileiro a partir do século XIX. Assim, o presente artigo pretende destacase a importância e as possibilidades que os estudos da fiscalidade abrem como para análise das transformações que ocorrem no final do século XVIII e que compõem, muitas vezes, os processos de modernização no Brasil que se formava.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

Freitas, T. B. (2019). Processos de modernização do Brasil e a capitania de Minas Gerais nas últimas décadas da colonização: uma análise fiscal (1780-1808). Revista Cantareira, (29). Recuperado de https://periodicos.uff.br/cantareira/article/view/30776

Edição

Seção

Dossiê Temático